Brasil

Tatuadora transforma em arte cicatrizes de mulheres vítimas de violência

O projeto ajuda as mulheres a recuperar a autoestima por meio de imagens que cobrem as marcas de agressão

postado em 31/07/2015 12:54

Os desenhos mais procurados são os delicados, como de flores ou pássaros

Dois golpes de faca rasgaram o peito próximo ao coração de Milena*. No caminho para o trabalho, ela foi agredida a facadas pelo ex-namorado inconformado com o término do relacionamento. Em seguida, ele se matou e Milena só sobreviveu depois de um longo período na UTI. As marcas no peito da jovem continuam lá, mas nesta sexta-feira (31/7), ela se reúne com a tatuadora curitibana Flavia Carvalho, idealizadora do projeto ;A pele da flor;: juntas vão definir o desenho para cobrir a marca e ajudá-la enfim a superar a história, transformando o olhar sobre a cicatriz.

Essa é uma das dezenas de histórias que Flávia já ouviu. ;A pele da Flor; foi criado para ajudar as mulheres vítimas de violência a recuperar a autoestima por meio de tatuagens. ;São muitos os casos que eu escuto: professora esfaqueada por alunos, mulheres estupradas e agredidas. A minha satisfação é poder acolher essas mulheres e ajudá-las a resgatar a autoestima;, orgulha-se Flávia.


A idealizadora do projeto explica que as tatuadas passam a ter outra relação com as marcas de agressão

A ideia do projeto nasceu durante uma sessão de tatuagem há aproximadamente dois anos. ;Quando terminei de cobrir a cicatriz de uma mulher, que havia levado uma facada em uma balada ao se recusar a beijar um homem, e ela se olhou no espelho, eu pude ver no rosto dela como isso foi transformador: mudou a relação dela com o corpo;, diz Flavia.

Desde então, a tatuadora iniciou uma jornada para a viabilização do projeto. Flávia procurou organizações e entidades de proteção a mulheres vítimas de violência, mas todas se recusaram a oferecer apoio, alegando que não haveria demanda. A reviravolta ocorreu quando a Secretaria da Mulher, da prefeitura de Curitiba, topou a parceria e anunciou o serviço em uma rede social na última terça-feira (28/7).

;Eu sempre pensei na quantidade de mulheres que passam diariamente por algum tipo de violência doméstica e que não têm condições financeiras de cobrir a cicatriz com plástica ou com tatuagem. Mas não imaginava que a procura seria tão grande. Superou todas as minhas expectativas;, comemora a tatuadora.

O preço das tatuagens para cobrir cicatriz varia entre R$ 500 e R$ 800. Porém, os trabalhos realizados para o projeto são gratuitos. ;O único custo que as participantes têm é o de vir até o estúdio; aponta a tatuadora, que inaugura o projeto disponibilizando um horário por semana para os atendimentos gratuitos: ;A intenção é atender a todas que me procuram. Vou ajustando a minha agenda;.

As imagens são definidas após avaliação da parte do corpo que vai receber a arte de Flávia. ;Eu analiso a cicatriz, o tamanho e o formato. Em seguida, escolhemos o desenho que terá um melhor resultado;, explica Flávia. Ela conta que os desenhos mais procurados para essa finalidade criam oposição estética definitva aos dramas e tragédias que os motivaram: são imagens delicadas, como de flores ou pássaros.

(*) Nome fictício

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação