Brasil

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada Diamantina

Se fogo não for controlado neste domingo, bombeiros usarão aeronave

postado em 13/09/2015 16:25
Um incêndio atinge parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, no município de Andaraí. Por causa do tempo seco e dos ventos, o fogo se alastra rapidamente pela vegetação, segundo o vigilante do parque José Milton Nepomuceno.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia atuam na região para controlar o fogo. ;Já é o terceiro dia de fogo, se hoje não apagarem, amanhã vão usar uma aeronave para ajudar;, disse o funcionário do parque.

Leia mais notícias em Brasil

Ontem (12/9), outro foco de incêndio na unidade de conservação foi controlado no município de Mucugê, mas brigadistas permanecem de plantão para evitar e monitorar novos focos. A polícia investiga se o fogo foi colocado propositadamente.

Até o momento, ainda não há estimativa oficial da área atingida. Segundo Nepomuceno, os incêndios são comuns nesta época do ano e trazem consequências para o ecossistema do parque. ;A vegetação até se recupera, mas as árvores ficam pequenas depois. E muitos animais silvestres morrem: gambás, tatus e outros;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação