Brasil

Lama de barragem da Samarco chega ao litoral de Trancoso e de Abrolhos

Além de ambiental, a chegada da lama à Bahia deve causar impactos econômicos significativos por se tratar de uma das principais regiões turísticas do Brasil

Hédio Ferreira Jr. - Especial para o Correio
postado em 07/01/2016 20:02
Próximo ao Espírito Santo, a lama causou destruição

A lama que se rompeu da barragem da Samarco em Mariana chegou ao litoral a Bahia, na região de Porto Seguro e Trancoso e do Parque Nacional de Abrolhos. O anunciou da extensão dessa catástrofe ambiental foi feito no início da noite desta quinta-feira (7/1) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

A empresa foi notificada a iniciar até amanhã uma análise da água para confirmar se os sedimentos registrados por meio de um sobrevoo na região são mesmo de origem da mineradora - além de se certificar da composição química e tóxica do material. O resultado deve sair em menos de 10 dias - nos casos de análise mais complexa - e imediatamente na averiguação mais simples do material coletado do mar.

As chuvas e a força dos ventos nos últimos dias acabaram mudando o sentido da expansão da lama que chegou ao mar do Espírito Santo depois de contaminar o Rio Doce desde a sua bacia, em Minas Gerais. Além de ambiental, a chegada da lama à Bahia deve causar impactos econômicos significativos por se tratar de uma das principais regiões turísticas do Brasil.

Até agora são 392 quilômetros quadrados de sedimentos de maior concentração da lama - junto à foz do Rio Doce - e 6.197 quilômetros quadrados de lama diluída, em menor concentração de resíduos.

O impacto ambiental da flora e da fauna no Parque Nacional de Abrolhos tem sido acompanhado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A reserva é responsável por concentrar a maior biodiversidade de corais de todo o Oceano Atlântico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação