Brasil

Toplessaço na praia de Ipanema chama a atenção para câncer de mama

Mais de 20 mulheres buscaram resgatar auto-estima de pacientes da doença

Vicente Nunes
postado em 24/01/2016 14:17

Mais de 80% das mulheres que tiveram câncer de mama e foram obrigadas a retirar os seios não os reconstrói

O Toplessaço reuniu mais de 20 mulheres na Praia de Ipanema, Rio, para chamar a atenção sobre o drama enfrentado por milhares de mulheres vítimas do câncer de mama. Elas botaram os seios de fora para ressaltar a importância da reconstrução das mamas depois de se vencer a fase mais difícil da doença. A meta é resgatar a auto-estima das mulheres.

"Muitas mulheres se sentem diminuídas depois de enfrentar um período de muita dificuldade. Queremos mostrar o quanto é importante resgatar a vaidade dessas mulheres", diz Ana Paula Nogueira, organizadora do evento.

Este é o terceiro ano do Toplesaço, que vem se tornando uma referência para mulheres no pós-câncer de mama. "É um movimento amplo, que abraçou, inclusive, as mulheres com deficiência, que também sofrem com a baixa estima", afirma Natache Iamaya, 33 anos, eleita a musa do movimento em 2015.

Leia mais notícias de Brasil


Para Ana Paula, é preciso acabar com o preconceito de que mostrar os seios é imoral. "Tudo o que queremos é chamar a atenção para um problema de saúde pública. Os governos precisam se conscientizar da importância de dar um tratamento digno a mulheres que se sentem excluídas por não terem seios", frisa.

Mais de 80% das mulheres que tiveram câncer de mama e foram obrigadas a retirar os seios não os reconstrói, muitas, por desinformação e por falhas no atendimento público.]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação