Brasil

Ibama autua Acadêmicos do Salgueiro por matar 48 pombos em ensaio da escola

Durante ensaio para o carnaval, a escola soltou 68 pombos como parte da apresentação. Apenas 20 sobreviveram

postado em 29/01/2016 21:10

Durante ensaio para o carnaval, a escola soltou 68 pombos como parte da apresentação. Apenas 20 sobreviveram

O ensaio da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro no domingo (24/01), gerou indignação em ativistas. Como parte da apresentação, a escola libertou vários pombos esperando que eles fossem voar, mas o resultado não foi como o esperado. Os animais ficaram desnorteados e muitos morreram pisoteados acidentalmente e esmagados por carros usados no ensaio. Eram 68 aves no total, mas apenas 20 sobreviveram.

Leia mais notícias em Brasil

De acordo com a ONG SOS Aves e Cia, a escola cometeu um crime, porque não informaram ao IBAMA ou qualquer outro órgão sobre o planejado durante o ensaio. ;Eles fizeram isso por pura festa, porque acreditaram que os animais faziam parte desse momento. Não se deve chegar ao sambódromo, como eles fizeram, e libertar dezenas de pombos. Obviamente que isso é um crime de maus tratos aos animais;, afirma Paulo Maia, presidente da ONG. Na tarde desta sexta-feira (29/01), essa ação da escola foi autuada pelo IBAMA como crime ambiental. O Ministério Público também já foi notificado sobre o caso e, possivelmente, a decisão vai ser feita na justiça.

Os 20 pássaros que sobreviveram estão sendo tratados no abrigo da ONG em Saquarema, Rio de Janeiro, mas cinco deles estão muito fracos e não conseguem responder bem. ;Os animais estão aqui para serem apreciados e não maltratados. É nesse tipo de cena que a gente percebe como o homem não evolui. Não tínhamos a menor ideia que uma loucura dessa iria acontecer e se soubéssemos, seria impedido;, lamenta Paulo. Procurados pelo Correio, a Acadêmicos do Salgueiro e o Ministério do Público não atenderam às ligações da reportagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação