Brasil

SP: veterinário faz desabafo após ser proibido de atender animais de graça

Segundo o conselho de medicina veterinária do Estado, serviços gratuitos só podem ser feitos em casos de ensino, pesquisa ou utilidade pública

postado em 02/02/2016 16:27

[VIDEO1]

O veterinário Ricardo Fehr Camargo foi proibido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMVSP) de atender animais carentes de graça na clínica em que trabalha, em São Carlos, interior do Estado. Após mutirões para atender bichos de graça e que não teriam outras condições de atendimento, Camargo foi notificado por uma fiscal do CRMVSP e publicou no Facebook um vídeo que ainda explica a situação, que já tem mais de 5 milhões de visualizações.



Nesta terça-feira (2/2), o Conselho publicou uma nota reafirmando a proibição. Ele será processado e poderá perder o registro profissional. De acordo com o CRMV, veterinários não podem prestar serviços gratuitos a não ser em casos de ensino, pesquisa ou utilidade pública.

A clínica de Camargo não entraria na exceção da utilidade pública por não estar associada a uma ONG ou instituição pública. O veterinário argumenta no vídeo que "quem tem que saber se é de utilidade pública ou não é a população." O Conselho afirma, em contrapartida, que a clínica do veterinário Ricardo Camargo operava irregularmente, sem o registro necessário no órgão. Segundo o Conselho, Ricardo tem 30 dias para regularizar sua atuação.

Em protesto, uma petição online com mais de 30 mil assinaturas pede que médicos veterinários autônomos possam realizar atendimentos gratuitos. Segundo Ricardo Camargo, 95% dos cachorros atendidos nunca haviam recebido tratamento médico antes.

Com informações da Agência Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação