Brasil

Recife: Centro de Referência de Microcefalia tem só 30 de 72 vagas ocupadas

Centro faz parte do plano de ações de combate ao Aedes aegypti apresentado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) no fim de 2015.

Agência Estado
postado em 07/02/2016 10:55
Inaugurado em meio à crise de saúde pública provocada pela expansão do zika vírus e de casos de má-formação neurológica, o Centro de Referência de Microcefalia, no Recife, recebe menos da metade dos pacientes que poderia atender. Trinta das 72 vagas estão ocupadas.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que o espaço, aberto em janeiro, é muito recente e está em período de consolidação. O Centro de Referência faz parte do plano de ações de combate ao Aedes aegypti apresentado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) no fim de 2015. A unidade é equipada com um Núcleo de Desenvolvimento Infantil para reduzir impactos provocados pela microcefalia.

Leia mais notícias em Brasil

Para isso, conta com uma série de especialistas: pediatras, neuropediatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Sobre a mesa deles, no entanto, os prontuários médicos ainda são poucos. "Eu esperava que fosse começar com mais pacientes", afirma um funcionário.

Antes de chegar ao Centro de Referência, o bebê é examinado em um hospital, onde faz exame de tomografia e passa por consulta com infectologista e neurologista.

Uma das pacientes da unidade é Rhiana Ágata, de três semanas, que nasceu com 32 centímetros de perímetro cefálico. A mãe, Shirley da Silva, de 23 anos, contraiu zika no sexto mês de gestação. "Não sabia que podia passar para ela", diz. Ela espera resultado de exames para confirmar o diagnóstico.

Complementar

Para o secretário municipal de Saúde, Jailson Correira, o Centro de Referência oferece um serviço "complementar" ao de hospitais. "É possível que ainda leve um tempo para que o centro se consolide", afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação