Brasil

Plano não autoriza transplante de medula a menino que encontrou doador

Bradesco Saúde se comprometeu a apurar o caso; custo de tratamento é de 100 mil dólares

Diário de Pernambuco
postado em 11/02/2016 11:37

[VIDEO1]

O menino Caio Szerszen Souza, oito anos, que passou sete meses em campanha procurando um doador de medula óssea, finalmente conseguiu encontrar alguém compatível, no último mês de dezembro. Entretanto, o plano de saúde de Caio, Bradesco Saúde, ainda não autorizou o procedimento, preocupando a família, segundo informa o jornal O Estado de S. Paulo.

Caio sofre de DGC, Doença Granulomatosa Crônica. O doador de medula 100% compatível foi encontrado fora do país. A situação do garoto é delicada, já que ele sofre infecções constantes, além de ter sido, por várias vezes, internado com pneumonia, doença que, em 2015, lhe fez perder parte do pulmão esquerdo.

"Quando recebi o telefonema com a notícia de que alguém compatível tinha sido encontrado, me sentei no sofá e comecei a chorar", relata a mãe de Caio, Márcia, em entrevista ao Estadão.

Os pais de Caio foram atendidos presencialmente pela operadora onde moram, Florianópolis, no dia 22 de janeiro, e foram orientados a prosseguir com o pedido de liberação do transplante por e-mail. Sandro, o pai, diz que foram feitos três contatos desde o dia 27, porém, as respostas do plano vieram com o pedido de mais exames e laudos.

O Estadão, nesta quarta-feira, entrou em contato com o plano Bradesco Saúde, cuja assessoria afirmou que vai apurar o ocorrido. Até o momento, não houve resposta oficial da operadora.

A advogada da família, Karin Fadel, está se preparando para pedir na Justiça uma liminar, caso a Bradesco Saúde não se manifeste positivamente ainda nesta semana. O custo do transplante e dos primeiros 100 dias de tratamento do menino está estimado em US$ 100 mil (aproximadamente R$ 400 mil).

Morando temporariamente na casa da avó, no interior do Rio Grande do Sul, Caio está em isolamento. Por causa do risco de infecções, ele só pode sair de casa usando máscara, e, com vergonha, não sai mais à rua.

Se antes a campanha da família era para encontrar um doador, agora os esforços são concentrados em convencer a seguradora a liberar o custeio médico. No Facebook, os Szerszen clamam "Bradesco Saúde, Libera meu Transplante". Familiares e amigos, em solidariedade, utilizam fotos do menino em seus perfis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação