Brasil

Crianças com zika vírus podem ter lesão ocular que pode levar à cegueira

A descoberta acrescenta novas evidências à hipótese de que a infecção pode ter impactos em outros órgãos, além do cérebro

postado em 12/02/2016 06:00

Pelo menos 13 crianças nascidas com microcefalia em Salvador e Recife em casos suspeitos de relação com o vírus zika apresentam também lesões oculares que podem levar à cegueira. A descoberta acrescenta novas evidências à hipótese de que a infecção pode ter impactos em outros órgãos, além do cérebro.

Os resultados, obtidos por equipe liderada pelo oftalmologista Rubens Belfort Jr, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram divulgados em dois estudos: um na terça-feira passada, na revista Jama Ophthalmology, e outro em janeiro, na Lancet.

Em ambos, os pesquisadores observaram importantes lesões na retina dos bebês. ;Em enormes áreas não existe tecido nervoso. É como se fosse uma tela de televisão com uma parte esburacada, preta, sem condições de enxergar mais;, disse Belfort Jr. ao jornal Estado de S. Paulo.

Ele iniciou a investigação com três bebês do Recife e depois analisou mais 31 crianças nascidas em Salvador, no hospital Roberto Santos, com suspeita de microcefalia. Delas, 29 tiveram a lesão cerebral confirmada, dos quais 27 mães tinham apresentado sintomas relacionados ao zika durante a gravidez.

Em 10 bebês foram diagnosticados variados problemas oculares. Em 7 deles, os médicos identificaram dois olhos com anormalidades. ;Não tem como reverter essas lesões. As crianças não só terão o cérebro funcionando mal, como a visão não adequada. Pela minha experiência, acredito que várias delas ficarão cegas;, diz.

O pesquisador alerta que a aparência dos olhos dos bebês analisados é normal, o que torna difícil para os pais ou médicos imaginarem que há um problema interno. Por isso, ele recomenda que toda criança nascida de mãe que teve sintoma de zika tenha os olhos examinados, assim como também orienta o Ministério da Saúde.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação