Brasil

Colheita de café no Brasil pode chegar antes e com arábica de qualidade

De acordo com o relatório do Cepea, a semente do arábica se desenvolveu melhor do que na colheita passada e em algumas regiões a maturação está adiantada

Agência France-Presse
postado em 25/02/2016 20:00

A colheita brasileira de café, a maior do mundo, pode chegar ao mercado antes do esperado e com um arábica de melhor qualidade, anunciou nesta quinta-feira (25/02) um relatório da Universidade de São Paulo.

Segundo o relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a semente do arábica se desenvolveu melhor do que na colheita passada e em algumas regiões sua maturação está adiantada. Os produtores podem iniciar a colheita em meados de maio, antecipando a oferta de café da nova temporada.

De acordo com o Cepea, muitos agricultores relataram grãos de arábica muito maiores do que no ano passado, graças a um clima favorável. Por isso, o volume de café de alta qualidade deve aumentar.

Leia mais notícias em Brasil

No volume, essa colheita 2016-17 de arábica pode ser a segunda maior da história do país, com cerca de 50,5 milhões de sacos-, segundo anunciou em janeiro a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A colheita de café robusta também pode ser antecipada pelo calor, que favorece uma maturação mais rápida, mas com uma queda de 25% da produção, pois as altas temperaturas também afetaram alguns grãos.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. No segundo semestre de 2015, um terço do café exportado no mundo vem de plantações brasileiras, segundo a Organização Internacional do Café.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação