Brasil

Dono da frase que inspirou Temer em discurso de posse está preso

A frase "Não fale em crise, trabalhe" está estampada em um outdoor próximo ao Posto "Doninha", na Rodovia Castelo Branco

postado em 13/05/2016 20:24

Durante discurso de posse como presidente interino na última quinta-feira (12/5), Michel Temer citou a frase "Não fale em crise, trabalhe", que leu quando passava por um posto de gasolina em São Paulo. O dono do posto "Doninha", João Mauro de Toledo Piza, o Joca, de 71 anos, muso inspirador de Temer, está preso, condenado a oito anos por tentativa de homicídio.

O crime teria ocorrido em 2012, quando o dono do local atirou contra um rapaz por causa de desavenças pessoais. Em 2014, Joca foi condenado. "Agiu, portanto, com ;animus necandi; e, não obstante o número de disparos efetuados, deu início à execução de um crime de homicídio, que não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade, não havendo que se falar em desclassificação para o delito de lesões corporais, como pretendido pelo apelante, em suas razões de recurso", diz um trecho da decisão judicial.

Além desta acusação, em 2010, o empresário esteve envolvido em um esquema de venda de combustíveis roubados no próprio posto. De acordo com a Polícia Civil, Joca não foi preso em flagrante, mas indiciado por receptação dolosa, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Além disso, é processado também por estelionato e despejo por falta de pagamento.

Ao jornal Extra, o advogado e genro do réu Silas Stancanelli afirmou que tem orgulho de ter tido a frase da família mencionada por Temer. "Ele falou a vida inteira para os filhos, tipo ;Não reclame disso, trabalhe;. ;Não reclame da crise, trabalhe;", relembrou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação