Brasil

Explosão de caixa eletrônico atinge Procuradoria da Fazenda do Recife

Um grupo fechou a rua marginal à Agamenon Magalhães, em frente à procuradoria, e atirou na guarita de segurança

postado em 02/08/2016 13:35

Explosão de caixa eletrônico destrói a frente da sede da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional no Recife

A sede da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5; Região, no Recife, teve a frente parcialmente destruída depois que criminosos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil, que fica no prédio, na madrugada de hoje (2). O órgão, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, bairro do Espinheiro, está com expediente suspenso.

O crime ocorreu por volta das 4h30 e contou com um aparato de grandes proporções. De acordo com a Polícia Federal (PF) ; responsável pelo caso porque o crime ocorreu dentro de um prédio da União ; um grupo de pelo menos bandidos participou da ação. Um fuzil 562 e pistolas foram usados pela quadrilha. O terminal de autoatendimento foi aberto com explosivos, e os ladrões fugiram antes que a Polícia Militar (PM) chegasse ao local.

O grupo fechou a rua marginal à Agamenon Magalhães, em frente à procuradoria, e atirou na guarita de segurança. A PF também informou que tiros foram disparados para o alto para intimidar quem passava. A explosão foi ouvida pelos moradores, e ônibus foram desviados para evitar o local de onde se ouviam tiros.

A Polícia Federal fez perícia no local hoje de manhã e recolheu cápsulas de munição. Técnicos da área de manutenção do órgão também estiveram no local para mensurar o prejuízo provocado pelo roubo. A explosão destruiu os vidros da entrada do prédio e o teto de gesso. Havia estilhaços e escombros por toda a parte. Os elevadores também foram danificados, e a guarita da segurança teve os vidros quebrados.



O caixa eletrônico fica em uma área da entrada do prédio que não é visível para quem olha de fora. É preciso entrar no hall do edifício e se dirigir ao elevador para ter acesso ao terminal. A quantidade de dinheiro levada pela quadrilha não foi revelada pela polícia. Um carro e uma moto foram encontrados abandonados nas imediações do roubo. A investigação federal vai analisar se os veículos foram usados para cometer o crime, mas há a informação de que munições foram encontradas no interior do automóvel.

Aumento de ataques

Os ataques a caixas eletrônicos e agências postais vêm crescendo este ano, em Pernambuco. A Polícia Federal, que cuida dos casos ocorridos com terminais e agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e dos Correios, contabilizou, em 2016, 24 ocorrências ; 16 arrombamentos, sete assaltos e uma explosão. O número corresponde praticamente ao de todo o ano de 2015, quando foram registrados 25 casos, sendo 13 arrombamentos e 12 assaltos.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informa que, até junho de 2016, foram registrados 14 furtos às demais instituições bancárias, quando não há o emprego da violência contra cidadãos. No mesmo período do ano passado, foram quatro casos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação