Brasil

Pílula do dia seguinte antiaids será oferecida em unidades 24h

Hoje, ela é ofertada apenas em serviços especializados contra DSTs, que ficam abertos das 7h às 19h

postado em 24/08/2016 08:50
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo passará a oferecer a profilaxia pós-exposição (PEP), conhecida como ;pílula do dia seguinte contra a aids;, em 18 unidades de saúde da cidade com funcionamento 24 horas.

Hoje, ela é ofertada apenas em serviços especializados contra DSTs, que ficam abertos das 7h às 19h. A PEP estará disponível em hospitais e prontos-socorros municipais de todas as regiões da cidade. De acordo com a secretaria, a oferta dos antirretrovirais em unidades com funcionamento 24 horas aumenta a chance de sucesso do tratamento.



Isso porque a recomendação médica é que o uso dos medicamentos seja iniciado em até 72 horas após relação sexual desprotegida ou outra situação de risco. Como as unidades especializadas que oferecem o serviço ficam abertas somente em horário comercial, era difícil garantir o acesso à PEP no período da noite e nos fins de semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação