Brasil

Operação em 8 estados e no DF busca suspeitos de fraude em fundos de pensão

A investigação apura desvios de aproximadamente R$ 8 bilhões, por gestão temerária e fraudulenta contra quatro dos maiores fundos de pensão do país. A decisão judicial ainda determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas

Jacqueline Saraiva
postado em 05/09/2016 07:20
Sede do Postalis foi alvo de busca e apreensão
Fraudes que causaram um rombo de aproximadamente R$ 8 bilhões, contra quatro dos maiores fundos de pensão do país ; Funcef, Petros, Previ e Postalis ; são alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (5/9). A Operação Greenfield deve cumprir 127 mandados judiciais, expedidos pela 10; Vara Federal de Brasília, em oito estados e no Distrito Federal.

O ex-presidente do Postalis Alexej Predtechensky foi conduzido coercitivamente. Ele foi denunciado em julho deste ano pela Procuradoria da República, em São Paulo. Predtechensky e mais sete investigados são acusados de fraude $ 465 milhões no fundo de pensão dos Correios. A sede do Postalis, no Setor Comercial Sul, em Brasília, foi alvo de busca e apreensão, assim como a sede da JBS, em São Paulo.

[SAIBAMAIS]A investigação apura crimes de gestão temerária e fraudulenta contra esses fundos. São sete prisões temporárias no total, além de 106 mandados de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do DF. A decisão judicial ainda determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas.

Em Brasília são cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, seis de condução coercitivas e cinco de prisão temporária. No estado de São Paulo, a Justiça expediu 46 mandados de busca e apreensão, 18 conduções coercitivas e uma prisão temporária a serem cumpridos na capital, em Santos e em Campinas. No estado do Rio, a operação cumpre 31 mandados de busca e apreensão, oito conduções coercitivas e uma prisão temporária.

Dez casos foram revelados, segundo a PF, a partir de análises das causas dos deficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão. Oito deles estão relacionados a investimentos realizados de forma ilegal, por meio dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs). A Polícia Federal indica a existência de núcleos organizados para a prática dos crimes: empresarial, dirigente de fundos de pensão, de emrpesas avaliadoras de ativos e o de gestores e administradores dos FIPs.

Os investigados responderão por gestão temerária ou fraudulenta, além de outros crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei n; 7.492/86.



A Operação contou com o auxílio técnico do Ministério Público Federal (MPF), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Participam cerca de 560 policiais federais, além de 12 inspetores da CVM, quatro procuradores federais da CVM, oito auditores da PREVIC e sete procuradores da República.

Greenfield
O nome da operação é uma alusão a um jargão dos negócios, sobre um tipo de investimento que envolve projetos iniciantes, ainda no papel. O contrário de investimentos Greenfield é o Brownfield, no qual os recursos são aportados em um empreendimento/empresa já em operação.

Veja a lista de mandados

Distrito Federal
Brasília: 20 mandados de busca e apreensão, 6 conduções coercitivas e 5 mandados de prisão temporária;

São Paulo
São Paulo: 44 mandados de busca e apreensão, 17 conduções coercitivas e 1 prisão temporária;
Campinas: 1 mandado de busca e apreensão e 1 condução coercitiva;
Santos: 1 mandado de busca e apreensão;

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: 28 mandados de busca e apreensão, 7 conduções coercitivas e 1 prisão temporária;
Niterói: 3 mandados de busca e apreensão e 1 condução coercitiva;

Espírito Santo
Vila Velha: 1 mandado de busca e apreensão e 1 prisão temporária;

Bahia
Salvador: 1 mandado de busca e apreensão e 1 condução coercitiva;
Ilhéus: 1 mandado de busca e apreensão;

Paraná
Curitiba: 1 mandado de busca e apreensão;

Rio Grande do Sul
Porto Alegre: 2 mandados de busca e apreensão e 1 condução coercitiva;

Santa Catarina:
Florianópolis: 3 mandados de busca e apreensão, 1 condução coercitiva e 1 mandado de prisão temporária;

Amazonas
Manaus: 2 mandados de busca e apreensão

* O número de mandados (de busca e apreensão, condução coercitiva e prisão), em termos absolutos, diverge do numero total de alvos, considerando que vários alvos tiveram medidas cumpridas em mais de um endereço.
Fonte: Polícia Federal

Com informações de Eduardo Militão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação