Brasil

Vereadora eleita com um voto assume o cargo no interior de São Paulo

Alyne Zolyn diz que não sabe de quem veio o único voto recebido na eleição de 2012. Cinco outros suplentes mudaram de partido e não puderam ocupar o cargo

Hellen Leite
postado em 05/09/2016 14:59
Alyne Zolyn diz que não sabe de quem veio o único voto recebido na eleição de 2012. Cinco outros suplentes mudaram de partido e não puderam ocupar o cargo

Por aproximadamente quatro meses, a Câmara Municipal de Dracena, no interior de São Paulo, terá uma vereadora que obteve apenas um voto na eleição de 2012, e que nem foi o dela própria. A estudante de educação física, Alyne Zolin, 24 anos, garante que ninguém da família votou nela. ;Meus pais são de outra cidade, eles estavam morando em Dracena na época, mas não tinham transferido o título de eleitor ainda, então não puderam votar em mim;, diz. Alyne conta que não estava na cidade no dia da eleição, e, por isso, também não votou.

Ela foi a menos votada entre os 109 candidatos que disputavam uma vaga na Câmara de Vereadores de Dracena.;Foi um susto, mas ao mesmo tempo fiquei feliz. Deus está me dando uma segunda chance de fazer o que não pôde ser feito no passado, não sei quem votou em mim, mas vou fazer valer a pena;, comenta.

Alyne é filiada ao PSD e é a sexta suplente do vereador Rodrigo Castilho (PSDB). Ele teve o mandato cassado por infidelidade partidária, pois foi eleito pelo PSD e decidiu mudar de partido fora do prazo determinado pela justiça. No entanto, embora existam candidatos mais votados na cidade, a cadeira deve ser preenchida por suplente da mesma legenda do vereador cassado. O parlamentar recorreu da decisão e aguarda julgamento.

Leia mais notícias em Brasil

A vereadora, que é casada, pediu demissão da loja em que trabalhava, na cidade de Jundiaí, e já está com a mudança pronta para Dracena, no interior de São Paulo. ;Não morava mais na cidade, mas o intuito sempre foi voltar. Eu já tinha até pedido pra sair do trabalho antes disso acontecer, então surgiu essa oportunidade e eu estou voltando antes do previsto. Meu marido virá depois, ele vai esperar eu me estabilizar nesses quatro meses;, conta. A vereadora irá receber um salário de R$ 4.473,68.

[SAIBAMAIS]Apesar de curioso, o caso não é inédito no Brasil. Em 2008, Sirlei Brisida, que recebeu um só voto assumiu o cargo em Medianeira, no Paraná. E em 2014, Veridiana Bassotto Pasini (PTB), que ganhou apenas o próprio voto, também assumiu o cargo por um mês na Câmara Legislativa de Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul.

Dracena, a cidade da vereadora Alyne Zolin, fica no oeste do estado de São Paulo e tem cerca de 43 mil habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE. O vereador mais votado nas últimas eleições, Moisés da Funerária (PTB), teve 1.728 votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação