Brasil

Fórum no Senado debate avanços no tratamento do câncer no Brasil

O evento gratuito quer discutir os desafios da interdisciplinaridade e novas tecnologias, bem como o suporte aos pacientes. A doença é hoje uma das principais causas de morte no mundo

postado em 22/09/2016 06:15
Com foco em ações que envolvem tecnologia, interdisciplinaridade e suporte aos pacientes, o fórum ;Avanços no tratamento do câncer; debate o tema, nesta quinta-feira (22/9), no Senado Federal. Estarão presentes representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, setor privado, setor acadêmico, profissionais da Saúde, instituições nacionais e internacionais, Terceiro Setor e sociedade em geral. O evento, que é gratuito, começa às 9h e segue até às 14h, no auditório Senador Antônio Carlos Magalhães.

[SAIBAMAIS]O cenário atual do câncer no Brasil, as políticas de controle e tratamento do câncer, os aspectos regulatórios em oncologia, os desafios da interdisciplinaridade e novas tecnologias, bem como o suporte ao paciente com câncer, estão entre os temas principais que serão abordados. A discussão também pede uma melhor divulgação de informações relevantes sobre a doença e discussão da assistência oncológica - o acesso, a qualidade das tecnologias ofertadas, os avanços no tratamento e os direitos dos pacientes.

Preocupação constante
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, os casos de câncer terão um aumento em torno de 50% - cerca de 22 milhões de novos casos. A organização aponta a doença como uma das principais causas de morte no mundo, hoje com mais de 32 milhões de casos. Os dados não são menos alarmantes no Brasil, onde o câncer já representa a terceira causa de óbito.



O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer no país, apenas no biênio 2016-2017. Apesar dos números, nos últimos anos, o diagnóstico e o tratamento dos diferentes tipos da doença obtiveram avanços expressivos - que se traduzem na esperança a mais aos que têm acesso às inovações. O desafio, porém, está na atenção dada ao diagnóstico precoce do câncer. Incontáveis casos, passíveis de detecção precoce, ainda são diagnosticados tardiamente, ou em estágios avançados. O problema da doença no Brasil ganha ainda maior relevância devido ao seu perfil epidemiológico, sendo tema de discussão constante nas agendas políticas e técnicas de todas as esferas de governo.

Fórum Avanços no tratamento do câncer: tecnologia, interdisciplinaridade e suporte ao paciente
Data: 22 de setembro de 2016, quinta-feira, das 9h às 14h
Local: auditório Senador Antônio Carlos Magalhães (Interlegis, Senado Federal).
Informações: (61) 3368-6044 e 3468-5696

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação