Brasil

Estudantes ocupam escola de São Paulo contra MP do ensino médio

De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, há 61 colégios tomados por estudantes no País

Agência Estado
postado em 08/10/2016 14:00
Na sexta-feira (7/10), alunos ocuparam colégio em Samambaia; aulas tiveram de ser canceladas

Estudantes ocuparam na noite desta sexta-feira (7), a Escola Estadual Caetano de Campos, próximo à Praça Roosevelt, na região da Consolação, no centro, contra a Medida Provisória que reforma o ensino médio no País, proposta pelo governo Michel Temer (PMDB). O colégio é o primeiro ocupado por alunos na cidade de São Paulo.

Segundo a Polícia Militar, os alunos entraram na escola por volta das 23h30 e permanecem no local. Policiais estão do lado de fora da unidade e não houve registro de conflito até o momento, de acordo com a corporação.

Nas redes sociais, grupos de estudantes tentam arrecadar alimentos e produtos de higiene para os alunos da ocupação. Na página O Mal Educado, no Facebook, eles afirmam que o protesto é "contra a reforma empresarial do governo Temer e a PEC 241, que irão cada vez mais sucatear a educação pública e tratá-la como mercadoria."

Em outros Estados, também houve ocupação de escolas. De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), há 62 colégios tomados por estudantes no Paraná, Minas Gerais, Goiás, Brasília, Rio Grande do Norte e Mato Grasso. No interior de São Paulo, a Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba, também está ocupada desde a quinta-feira (6).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação