Brasil

Copam confirma multa de R$ 112 milhões à Samarco pela tragédia de Mariana

Penalidade foi aplicada pela Secretaria de Meio Ambiente em novembro do ano passado, quando rompimento de barragem deixou 19 mortos

Cristiane Silva/Estado de Minas, Estado de Minas
postado em 20/10/2016 15:15
Destroços do povoado de Bento Rodrigues, em Mariana

Foi confirmada, em última instância, a multa de R$ 112 milhões aplicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) à Samarco por conta do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Região Central do estado. A decisão é do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e foi referendada durante a 96; Reunião Ordinária da Câmara Normativa e Recursal (CNR), nessa quarta-feira.

A infração foi aplicada em novembro do ano passado, quando o desastre ambiental ocorreu. De acordo com a Semad, amulta agora é considerada definitiva e a empresa deve fazer o pagamento. Caso ele não seja efetuado, o estado adotará as medidas judiciais cabíveis.


A Semad lembra que os rejeitos de minério comprometeram a qualidade e o regime dos recursos hídrigos dos rios Gualaxo do Norte e Doce, e que foram observados danos à saúde e à vida humana, além da destruição do subdstrito de Bento Rodrigues e de parte dos imóveis de Paracatu de Baixo. O rompimento da Barragem do Fundão deixou 19 mortos.

Por meio de nota, a Samarco informou que ;aguardará a notificação do órgão competente para analisar as providências a serem tomadas;, e reiterou que estão sendo desenvolvidos programas de recuperação do meio ambiente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação