Brasil

Jovem justifica as ocupações nas escolas e vídeo viraliza nas redes

Em um dos momentos mais tensos do discurso, a estudante acusou os deputados de estarem com "as mãos sujas de sangue" por conta do assassinato de Lucas Mota

postado em 27/10/2016 18:40
Uma adolescente do ensino médio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para justificar as ocupações nas escolas públicas do país e atacar o Projeto de Emenda Constitucial 241, que impõe um limite nos gastos públicos, inclusive com a educação. A estudante Ana Júlia, 16 anos, discursou, com a voz embargada, por 10 minutos, arrancando aplausos da plateia e protesto por parte de alguns dos deputados. A fala da jovem emocionou os internautas e o vídeo viralizou nas redes. Até o início da noite desta quinta-feira (27/10), a gravação já contava com mais de 500 mil visualizações.

[SAIBAMAIS] "A nossa única bandeira é a educação. Somos um movimento apartidário, dos estudantes pelos estudantes;, disse Ana, emocionada ao defender as mais de 100 escolas ocupadas no país. "[Os governantes] querem criar um exército de não pensantes. E a gente não pode simplesmente deixar isso acontecer", completou.


Em um dos momentos mais tensos de seu discurso, a estudante acusou os deputados de estarem com "as mãos sujas de sangue" por conta do assassinato de Lucas Mota ; que morreu dentro da escola, por um colega. O presidente da sessão, Ademar Traiano (PSDB), a repreendeu dizendo que ela só poderia falar na tribuna se não ofendesse nenhum parlamentar. "Mas o Estatuto da Criança e do Adolescente nos diz que a responsabilidade pelos adolescentes é da sociedade e da família e do Estado", rebateu Ana.

Veja o vídeo:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação