Brasil

PM que dirigia Uber e matou 3 agiu em 'legítima defesa', diz secretário

O caso aconteceu no último sábado (5/11) na Rua Tilburis, em Cidade Líder, por volta das 18 horas

postado em 07/11/2016 17:22

O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves, afirmou nesta segunda-feira (7/11) que o policial militar que matou três suspeitos após sofrer um tentativa de assalto na zona leste de São Paulo agiu em "legítima defesa". O agente estava de folga e trabalhava como motorista do Uber no momento do crime. Segundo o titular da pasta, também será investigado "eventual excesso" na conduta do policial.

[SAIBAMAIS]O caso aconteceu no último sábado (5/11) na Rua Tilburis, em Cidade Líder, por volta das 18 horas. Imagens de câmeras de segurança mostram um assaltante saindo do carro. Ele veste um capuz e aborda o policial, sentado no banco do motorista. Na sequência, o PM reage, desce do carro com a arma na mão e o criminoso sai correndo. Depois, ele é perseguido e baleado pelo agente.


Em meio ao tumulto, os outros dois suspeitos abrem a porta para tentar sair, mas um deles é baleado e fica deitado na calçada. O terceiro corre e também é perseguido. Na volta, o PM chuta a cabeça do rapaz que ficou caído.

"Para quem assiste a gravação fica nítido que ele agiu realmente em legitima defesa", afirma o secretário Mágino Alves. "Ele estava sendo vítima de um roubo (praticado) por três elementos. A ação dele se defendendo foi filmada."

O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo Mágino, a conduta do PM também vai ser avaliada durante a investigação. "Um eventual excesso do policial na ação vai ser apurado dentro do processo", diz.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram apreendidos dois revólveres, calibre 32 e 38, com os assaltantes Um deles era um adolescente de 15 anos. O caso foi registrado como tentativa de roubo e morte decorrente de oposição à intervenção policial - natureza que deve ser usada para ocorrências em que a ação policial é legítima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação