Brasil

Corpos das vítimas devem retornar ao Brasil antes do fim de semana

O acidente com a equipe de Santa Catarina foi na madrugada de terça

postado em 30/11/2016 12:32

Uma força-tarefa do governo brasileiro desembarcou na madrugada desta quarta-feira em Medellín, na Colômbia, para ajudar nos trâmites de reconhecimento e envio ao País dos corpos das vítimas do desastre aéreo com a delegação da Chapecoense. Um dos presentes do grupo, o embaixador do Brasil na Colômbia, Julio Bitelli, afirmou que a previsão é encerrar o trabalho antes mesmo do fim de semana.

[FOTO839146]

O acidente com a equipe de Santa Catarina foi na madrugada de terça, a poucos quilômetros do aeroporto José Maria Cordova, em Rionegro, região metropolitana de Medellín. Segundo Bitelli, não será necessária a vinda da família para ajudar no reconhecimento

"As famílias estão em uma situação muito delicada. Procuramos evitar que venham à Colômbia para evitar um esforço adicional. Como a identificação será com base nas impressões digitais e documentos, não será necessário a presença delas", explicou.

O embaixador chegou à cidade junto com uma equipe de peritos da Polícia Federal, representantes do Ministério do Esporte e da prefeitura de Chapecó. Os peritos trouxeram materiais para ajudar na identificação dos corpos, trabalho que não deve ser muito complicado. "As circunstâncias em que o acidente ocorreu permitiram que as vítimas estejam em estado de identificação relativamente fáceis", disse.

Nesta quarta-feira desembarca em Medellín o ministro de Relações Internacionais, José Serra, que vai se reunir com autoridades locais para acompanhar os trâmites burocráticos e participar de uma cerimônia no estádio Atanasio Girardot, onde seria realizado o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. O Atlético Nacional convocou a torcida para ir ao local de roupa branca e velas acesas para fazer uma vigília.

"As autoridades colombianas estão trabalhando de forma interrupta desde o princípio. A Polícia Federal brasileira chegou com as impressões digitais dos passageiros para ajudar a agilizar o processo. A expectativa é que antes do fim de semana todos sejam removidos para suas famílias no Brasil", afirmou o embaixador.

REPRESENTANTES DO GOVERNO - Além de Serra, o ministro Roberto Freire, da Cultura, vai representar o governo na homenagem às vítimas do acidente aéreo. Os dois ministros estavam em Havana para participar da solenidade do funeral de Fidel Castro, em Cuba.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação