Brasil

Jornais internacionais repercutem velório de vítimas da Chapecoense

Em comentários, milhares de internautas, emocionados, fizeram questão de se solidarizar com o sofrimento dos brasileiros

postado em 03/12/2016 15:41

No portal do tabloide Daily Mail, um dos mais populares da Inglaterra, a manchete evidenciou a cerimônia

A comoção pela tragédia Chapecoense não tem fronteiras nem na internet. Vários portais ao redor do globo acompanharam o funeral na manhã de hoje. Em comentários, milhares de internautas, emocionados, fizeram questão de se solidarizar com o sofrimento dos brasileiros.

No portal do tabloide Daily Mail, um dos mais populares da Inglaterra, seguida por fotos e vídeos "de partir o coração", a manchete evidenciava "os 100 mil fãs do Chapecoense que chegavam para ver os caixões dos jogadores serem levados de volta ao estádio após a tragédia". A matéria do site foi compartilhada mais de 3 mil vezes.

Emocionadas, mais de 300 pessoas aproveitaram o espaço para manifestar os pêsames pelo acontecimento. "Uma tragédia que nunca deveria ter ocorrido", disse uma leitora do Reino Unido. Entre o mar de comentários, um internauta inglês conseguiu resumir o sentimento de grande parte dos leitores: "O mundo do futebol está de luto com os fãs do Chape. Meu coração dói. Futebol é mais que apenas um jogo, e tragédias como essa nos unem. Força, Chape! Nós erguemos o troféu para vocês".

Embora a maior parte dos comentários do Daily Mail tenha vindo de leitores da Inglaterra e da Irlanda, pessoas de vários países do mundo prestaram suas homenagens. "A vida pode ser muito cruel às vezes. Descansem em paz e minhas mais profundas condolências às famílias e amigos. Que eles tenham força para suportar essa tragédia", disse um leitor dos Estados Unidos. "A dor, a cerimônia, a chuva. É tudo demais para ver, mas é a trágica verdade. Sinto muito por todos os envolvidos", comentou um leitor holandês. "Eu não conhecia nenhum deles e, mesmo assim, não consigo parar de chorar vendo essas fotos", compartilhou um alemão.

As agências Associated Press e Reuters também acompanharam o funeral ao longo do dia. As reportagens foram reproduzidas por veículos de vários países, como o jornal indiano The Indian Express, a rede de TV americana ABC e o portal colombiano Colombian Reports.

No site do jornal alemão Deutsche Welle, o funeral esteve entre os assuntos de destaque do dia. "O desastre lançou uma sombra sobre o mundo do futebol", dizia a reportagem, que acompanhou o evento. Na versão em português do Deutsche Welle, o desastre se manteve como manchete durante a tarde, com os tristes dizeres "Chapecó homenageia vítimas de acidente aéreo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação