Brasil

Zagueiro Neto não responde ao tratamento e segue em estado crítico

Ruschel, Follmann e Henzel mantêm evolução

Enviado Especial, Marcos Paulo Lima
postado em 06/12/2016 07:38
Neto tem um trauma no pulmão: único ainda sedado e entubado, ele está com pneumonia e depende de ventilação mecânica para respirar
O novo boletim médico sobre os sobreviventes da queda do avião da Chapecoense em Medellín comprovou que os jogadores Alan Ruschel e Jackson Follmann e o jornalista Rafael Henzel evoluem positivamente no Hospital San Vicente, em Rionegro. O zagueiro Neto, porém, não tem respondido da mesma forma e continua em estado crítico.

Ao lado do diretor do hospital colombiano, Ferney Rodríguez, o médico intensivista Edson Stakonski e o ortopedista Marcos André Sonagli concederam nova entrevista coletiva ontem e explicaram o estado de cada um dos sobreviventes. E os três foram categóricos ao cravar o quadro de Neto como o mais preocupante.

;Neto tem quadro pulmonar grave, não houve melhora como era esperado;, sintetizou Stakonski. ;Está em situação muito crítica, sedado. Tem um processo infeccioso pulmonar e um trauma muito grande no tórax, além de respiração mecânica e questões pendentes;, disse Rodríguez.

[SAIBAMAIS]Neto foi o último a ser resgatado do acidente com vida. ;Ele é um homem muito forte, sua condição foi importante para ele sobreviver naquele momento em que ficou esperando o resgate, mas o trauma é muito forte. O que mais preocupa é sua condição pulmonar, ele tem trauma dentro do pulmão;, afirmou Rodríguez. ;Induzimos um relaxamento muscular para facilitar a respiração mecânica. Vamos ver como evolui nas próximas 24 horas;, completou Stakonski.

Sobre os outros três sobreviventes, as informações são mais animadoras. Alan Ruschel se recupera bem da fratura vertebral, enquanto Jackson Follmann teve uma perna amputada e Rafael Henzel sofreu diversos traumas, além de apresentar uma infecção pulmonar nos últimos dias. Os três respiram sem ajuda de aparelhos e já conseguem se comunicar com médicos e familiares.

;A evolução dos três está surpreendendo. Foi um politrauma de uma energia cinética absurda, 71 pessoas perderam a vida. Então, o grau dessas lesões a gente não tem. Dá para dizer que é uma evolução fantástica;, avaliou Stakonski. ;Follmann tem evolução de forma adequada. Vamos avaliar a amputação da perna direita, as feridas. Como o Rafael, não está mais entubado, está mais tranquilo, falando. Estamos cuidando do processo infeccioso. Já o Alan está estável, consciente. A cirurgia de coluna dele tem uma resposta neural muito boa.;

Os médicos admitiram que ainda há riscos de infecção e pneumonia, mas a evolução desses três pacientes é tão boa que a intenção é conseguir sentá-los fora do leito nas próximas horas.

;O Alan está bem, sem sinal de infecção e está estável. Nas próximas 24 horas, deve sentar fora do leito;, comunicou Stakonski. ;Rafael também deve sentar fora do leito hoje (ontem). Com o Follmann, deve ser amanhã (hoje). Se isso (sentar) acontece, o pulmão expande melhor, o paciente tem mais condições de fazer a fisioterapia. Então, é um avanço considerável;, explicou Sonagli.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação