Brasil

Especialistas cobram 'controle jurídico' para coibir racismo na internet

Jovem Franciele Fernanda foi vítima de ataques na web após se apresentar no programa The Voice Kids

Evelin Mendes*
postado em 12/01/2017 06:00
Artista quer apoio da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática para Imputação de pena ao ofensor
Sem coragem de agradecer os elogios que recebeu do cantor Milton Nascimento em uma rede social, a adolescente Franciele Fernanda da Cruz, 14 anos, teve encontrar forças para, acompanhada da mãe, prestar queixa na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI). A postagem do músico famoso em seu perfil, elogiando a menina que interpretou a música Maria, Maria, no programa The Voice Kids, tornou público o preconceito do internauta identificado como Danilo Ruas. Ele usou palavras depreciativas para se referir à candidata do programa da TV Globo, que se apresentou no domingo, 8. A história virou caso de polícia.
[SAIBAMAIS]As ofensas que indignaram não só a família da adolescente, como outros internautas, e também exacerbaram Milton Nascimento. Ontem, ele postou um vídeo em resposta aos ataques sofridos pela menina. Ao prestar solidariedade à garota, disse: ;É com imensa tristeza que hoje (ontem) temos que divulgar esse vídeo falando de racismo... numa onda extremamente intolerante, o internauta Danilo Ruas chamou a garota de ;neguinha; e disse que ela não cantava ;p... nenhuma;. Por isso, contamos com o apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que esse indivíduo cumpra sua pena merecida. Pois só assim poderemos dar prosseguimento na luta para que atitudes como essa não fiquem impunes e, principalmente, para que elas jamais voltem a se repetir;, divulgou o artista.

O caso reacende o debate sobre a sensação de impunidade em ambiente virtual. Para Felipe de Baére, psicólogo e mestrando no programa de psicologia clínica e cultura da UnB, as redes sociais geram ;sensação de impunidade, afrouxamento das normas e a união de pessoas que mantém o mesmo pensamento é a brecha para esse tipo de violência nesse ambiente;, comenta. Ele defende ;a necessidade de controle jurídico para punir esse tipo de crime, que dá sensação de impunidade ao agressor;.

Crimes cibernéticos

Para Carlos Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), a população deve cobrar leis que atendam a esse tipo de crime. ;A lei 12.735/12, que tipifica crimes na internet, não saiu do papel e a sociedade devia cobrar;, diz Sobral, que é ex-delegado de crimes cibernéticos.

No Brasil,16 estados possuem delegacias especializadas em receber denúncias de crimes cibernético. São eles: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
* Estagiária sob supervisão de Natália Lambert
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação