Brasil

Mãe e filha que morreram em queda de avião viajavam a convite de empresário

Segundo informações do Grupo Emiliano, Maira, que é massoterapeuta, teria embarcado no avião para prestar serviços ao empresário e amigo do ministro, Carlos Alberto

postado em 20/01/2017 13:02

Maira Ilda, 23 anos, e a mãe, Maria Ilda: tragédia aérea matou cinco pessoas

As duas mulheres que ocupavam a aeronave que caiu no mar de Paraty, na tragédia que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, foram identificadas nesta sexta-feira (20/1) como Maria Ilda, 55 anos e Maira Ilda, 23 anos. Segundo a assessoria de imprensa do hotel de Carlos Alberto Figueiras, que também morreu no acidente, mãe e filha, respectivamente, haviam sido convidadas pelo empresário para passar o fim de semana no município do litoral Sul do Rio de Janeiro.

Segundo informações do Grupo Emiliano, Maira, que é massoterapeuta, prestaria serviços terapêuticos ao empresário e amigo do ministro Teori Zavascki, Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, que passava por tratamento no ciático. A mulher também era dançarina profissional, praticava dança do ventre, pole dance e body style. Maira se apresentava regularmente em casas noturnas e gostava de tatuagens.


Na última postagem no Facebook, a jovem fez uma crítica contra criminosos e corrupção. "O mesmo bandido que rouba um banco de um político... [sic] Vai roubar 20 reais da pessoa que mais o ajudou por necessidade", escreveu.

A mãe, Maria Ilda, era professora da rede infantil de ensino e veio de Juína (MT) visitar a filha, que morava em São Paulo. Em nota, o Grupo Emiliano lamentou o acidente e deu condolências para a família e amigos, além de esclarecer que "está prestando apoio e informações aos familiares".


Resgate de vítimas

As equipes de resgate retiraram na madrugada desta sexta-feira (20/1) o corpo do ministro, do empresário Carlos Alberto Filgueiras e de uma das mulheres. As buscas foram encerradas por volta das 2h e retomadas na manhã de hoje, quando os dois últimos corpos foram retirados da água, de outra mulher e do piloto.

A morte de Teori Zavascki deixou o país perplexo. Às vésperas de assinar a homologação das delações premiadas da Odebrecht, o relator da Operação Lava-Jato no Supremo morreu ontem, aos 68 anos, em um acidente aéreo. Ele estava a bordo da aeronave prefixo PR-SOM, que decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista, com destino a Paraty (RJ). O avião caiu no litoral sul do Rio de Janeiro, próximo à Ilha Rasa, a 2km da cabeceira da pista do aeroporto. Chovia muito no momento do acidente e, conforme o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), é comum passar pela ilha na rota de aterrissagem.

Dois fatores complicaram o trabalho de resgate: as águas no local da queda da aeronave são turvas e o avião ficou bastante retorcido com o impacto com o mar, além de 80% submerso. Bombeiros, militares da Capitania dos Portos e da Polícia Militar deram apoio.

A aeronave é de propriedade da Emiliano Empreendimentos e Participações Ltda., dona do Hotel Emiliano, em São Paulo, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da Emiliano Empreendimentos, morto no acidente, era amigo de Teori Zavascki desde 2012, quando o ministro passou a se hospedar no hotel para acompanhar o tratamento contra o câncer da mulher, Maria Helena Marques de Castro Zavascki. Ela morreu em 2013.

Com informações de Renato Alves e Simone Kafruni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação