Brasil

São Paulo registra quatro mortes por febre amarela

Governo pediu reforço no estoque de vacinas no interior do estado

Otávio Augusto
postado em 22/01/2017 21:58
A Secretaria de Saúde de São Paulo investiga seis casos e quatro mortes suspeitas de febre amarela . Todas as pessoas estiveram em Minas Gerais, onde há um surto da doença. Governo pediu reforço no estoque de vacinas no interior do estado.

As vítimas são homens e permaneceram internados em hospitais paulistas em janeiro. Segundo a Secretaria da Saúde, acredita que as contaminações não ocorreram em São Paulo. Mesmo assim, a pasta destaca que doença preocupa, porque o interior do estado é uma área de risco.

A pasta pediu doses extras da vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde para intensificar a imunização no interior do estado. Atualmente, há 400 mil doses disponíveis. Em 2016, São Paulo registrou dois casos da doença.

Macacos mortos


Desde o ano passado, cinco municípios do interior de São Paulo registraram mortes de primatas por febre amarela. Lá, duas pessoas morreram em 2016 com a suspeita de complicações da enfermidade. As autoridades sanitárias iniciaram uma campanha para imunizar cerca de 100 mil pessoas que não são vacinadas contra a doença na região de Ribeirão Preto.

;Caso seja detectada a presença de animais doentes ou mortos, a pasta notificará o plantão médico do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde. Este, por sua vez, acionará os profissionais para coleta de material a ser destinado à análise laboratorial para confirmação diagnóstica;, destaca o informativo divulgado em dezembro passado pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação