Brasil

Quatro estados e o DF investigam casos de febre amarela, diz Ministério

Os casos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Distrito Federal

Otávio Augusto
postado em 24/01/2017 16:16
De 87 mortes notificadas, 34 foram confirmadas e 53 permanecem em investigação

De acordo com o Ministério da Saúde são 421 casos suspeitos de febre amarela, sendo 87 mortes em quatro estados e o Distrito Federal. Do total, 358 permanecem em investigação, 62 foram confirmados e um descartado. Das 87 mortes notificadas, 34 foram confirmadas e 53 permanecem em investigação. Os casos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, o DF investiga um caso de febre amarela. O paciente ; que não teve a identidade revelada ; não morreu. Até o momento, a Secretaria de Saúde trata como "caso suspeito", segundo fontes da pasta.

Segundo balanço da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, 32 mortes confirmadas ; aumento de 28% em relação às 25 da última sexta-feira. A situação pode ser pior, uma vez que há 51 óbitos sendo investigados e o total de casos notificados passou de 272 para 391. O Ministério da Saúde já enviou ao estado 2,4 milhões de doses extras contra febre amarela.

[SAIBAMAIS]A Secretaria de Saúde do Espírito Santo recebeu, até esta terça-feira (24), a notificação de 22 casos suspeitos de febre amarela. Desses, três mortes estão sob investigação. O primeiro caso de febre amarela em humano no estado foi confirmado nesta segunda-feira (23). O governo capixaba pediu mais 1 milhão de doses da vacina para reforçar a imunização em 37 municípios.

Leia mais notícias em Cidades

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo investiga 10 casos suspeitos de febre amarela no estado. Destes , três pessoas morreram. De acordo com a pasta, há três mortes confirmadas pela doença, sendo um caso importado de Minas Gerais e dois contraídos no estado (autóctones), nos municípios de Batatais e Américo Brasiliense, no interior. São Paulo recebeu 400 mil doses da vacina.

No ano passado foram confirmados duas mortes por febre amarela silvestre: uma em abril, no município de Bady Bassit (sendo que o local provável de infecção é conhecido como ;mata dos macacos;, no município de São José do Rio Preto); e outra em Ribeirão Preto, também em área próxima a mata.

A Bahia notificou sete casos da febre amarela, sendo que seis permanecem em investigação e um foi descartado. Não há registro de mortes. Os casos foram notificados em três municípios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação