Brasil

Assalto a transportadora de valores termina em tiroteio em Recife

Assaltantes invadiram o prédio da transportadora de valores Brinks durante a madrugada. Os bandidos espalharam grampos e queimaram veículos, entre eles um caminhão, bloqueando cinco áreas

Diário de Pernambuco
postado em 21/02/2017 09:17
Um assalto a transportadora de valores Brink;s, na Zona Oesta de Recife, em Pernambuco, provocou pânico e caos nas ruas da cidade durante a madrugrada desta terça-feira (21/2). A investida criminosa teve início por volta das 2h, em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis, de onde a quadrilha teve acesso ao prédio da empresa de segurança. Por volta das 2h30, a Polícia Militar chegou ao local e houve troca de tiros com os integrantes da quadrilha. De acordo com a polícia, cerca de 30 bandidos particaram da ação.
Três PMs ficaram feridos. Dois deles foram socorridos ao Hospital da Restauração (HR) e um foi atendido no local, com tiro de raspão. Um PM levou um tiro no braço e o outro, na perna. O terceiro foi atingido de raspão na orelha. Todos passam bem. Moradores da área acordaram apavorados com o som de diversos disparos de armamento pesado e explosões. Muitos deles chegaram a ver os suspeitos, encapuzados.

Apesar do confronto, ninguém foi preso. De acordo com informações extra-oficiais, os bandidos conseguiram acessar o cofre da empresa e levar uma grande quantia em dinheiro. Fala-se em cerca de R$ 60 milhões. Os policiais militares que entraram em confronto com os suspeitos acreditam que o grupo é formado por criminosos de outros estados, por terem ouvido sotaques do Sul e Sudeste do país.

Durante a ação criminosa, a quadrilha fez um cerco de 360 graus. Para dificultar a perseguição, os bandidos espalharam grampos e queimaram veículos, entre eles um caminhão, bloqueando cinco áreas entre as avenidas Recife, Sul e na Ponte do Jiquiá. Em um dos veículos queimados, uma caminhonete Hilux, os peritos encontraram um fuzil AK 47, arma russa de guerra.

Alguns suspeitos que fugiram a pé também invadiram residências e quintais na comunidade do Iraque, aterrorizando os moradores. Pela manhã, ainda abalados pelo medo, os moradores da área tiveram dificuldade em se locomover, por conta das interdições e da operação policial, que realizou cercos na localidade. Durante as buscas, um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) chegou a ser utilizado para tentar localizar os fugitivos, sem sucesso.

Investigações


As polícias civil e militar deram início às investigações e perícias no local. O Corpo de Bombeiros também foi acionado por conta do risco de explosão no posto de combustíveis. A investida, de grande porte e ousada, acontece no primeiro dia de trabalho do novo comandante da Polícia Militar, o coronel Vanildo Maranhão, no dia da posse do novo chefe de Polícia Civil, Joselito Amaral e em meio à operação padrão realizada pelos policiais e bombeiros, iniciada em dezembro do ano passado.

Durante a operação desta terça, um PM chegou a criticar a falta de armamento da categoria, alegando que a frota utilizou fuzis emprestados do Exército para sair às ruas esta madrugada. Em entrevista à TV Globo, o coronel admitiu o uso de armamentos do Exército, mas garantiu que a frota está equipada para combater a criminalidade.

Já a Polícia Civil só deve se pronunciar ao final da operação, realizada por uma força tarefa criada especialmente para investigar os cada vez mais recorrentes casos de assaltos e explosões a bancos, carros-fortes e empresas de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação