Brasil

Associação divulga carta com alerta sobre o risco de balões no céu do país

A diretoria da Abrapac alega no documento que o "Brasil vive a iminência de uma grande tragédia", podendo ter uma aeronave de grande porte "derrubada em área urbana com centenas de vítimas fatais a bordo e em terra"

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 21/02/2017 13:00
Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), o número de balões nas proximidades de aeroportos cresceu 22% em comparação com o início de 2016 A Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) divulgou nesta segunda-feira (20/2) uma carta aberta, endereçada a diversas autoridades federais e estaduais, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Polícia Federal (PF) com um alerta sobre o aumento do número de balões nas proximidades dos aeroportos brasileiros.

A diretoria da Abrapac alega no documento que o "Brasil vive a iminência de uma grande tragédia", podendo ter uma aeronave de grande porte "derrubada em área urbana com centenas de vítimas fatais a bordo e em terra". A associação critica a "indiferença com que o país trata o perigo crescente dos balões festivos". Segundo a carta, somente no último fim de semana, mais de 10 balões ameaçaram a segurança das aeronaves na aproximação final do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O texto pede ainda a criação de procedimentos oficiais de contingência para controladores de tráfego aéreo e pilotos em caso de perigo baloeiro e de delegacias de investigação e combate ao crime nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o problema é registrado com maior frequência.
[VIDEO1]

Junto com a carta, a Abrapac divulgou um vídeo com áudios registrados pelo site TrafegoAereo.com, do momento em que piltos brasileiros e de outros países comunicam a torre de controle sobre os objetos. O documento encerra lamentando que no momento a única opção é "torcer ou orar" para que as "centenas de balões gigantes soltos todos os dias pelo Brasil passem ao largo dos aviões".

Registros

Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), até o dia 20 de fevereiro o número de casos registrados cresceu 22% em comparação com o mesmo período de 2016. Ao todo, foram 65 ocorrências contra 53 do último ano. As informações constam na Ficha de Notificação de Ocorrência Com Balão e são reportadas por membros da tripulação das aeronaves.
Ao longo de todo o ano passado, o Cenipa recebeu 509 relatos. Os terminais de São Paulo, com 307 casos, e do Rio de Janeiro com 117, foram os que mais registraram ocorrências. Nas proximidades do Aeroporto de Brasília foram notificados apenas dois casos ao longo do ano passado.

Como denunciar

O cidadão que flagrar a soltura de balões pode realizar deve comunicar o fato à Polícia (190) ou ao Disque-Denúncia (181). Além disso, a Ficha de Notificação do Cenipa também está aberta à população que avistar balões no espaço aéreo, especialmente em áreas próximas aos aeroportos.
* Estagiário sob supervisão de Jacqueline Saraiva

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação