Brasil

Rio de Janeiro dá início ao carnaval com 3 mil policiais a menos nas ruas

Sem recursos para pagar horas extras, atrasadas desde agosto de 2016, a corporação contará com 12 mil PMs durante os festejos

postado em 25/02/2017 07:00
Foliões mostram toda a irreverência carioca no bloco

O esquema de segurança para o carnaval deste ano terá 3 mil policiais militares a menos, de acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Sem recursos para pagar horas extras, atrasadas desde agosto de 2016, a corporação contará com 12 mil PMs durante os festejos, que vão até terça-feira, oficialmente. Com a retirada das forças do Exército do Rio nesta semana, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis ; Seção Rio de Janeiro (Abhi-RJ) reclamou da sensação de insegurança e enviou uma carta ao Ministério da Defesa na quarta-feira.

Segundo o porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, o número menor de agentes nas ruas reflete uma redução das festividades, também por causa da crise. Braz disse, no entanto, que o patrulhamento será mais eficiente. ;Nossa tropa tem sido empregada rotineiramente em grandes eventos, desde a Olimpíada, e isso desgastou muito. Teremos agora o carnaval, colocaremos nossos homens e mulheres nas ruas, garantiremos a segurança, mas não podemos saturar o estado do Rio porque nossa tropa está cansada física e mentalmente;, disse.

[SAIBAMAIS]Ontem à tarde, o tradicional bloco Carmelitas, que desfila desde 1990, deu a largada para o carnaval de rua no Rio. A maratona começou pelo bairro de Santa Teresa. Os fundadores do Carmelitas criaram a lenda de que uma freira que amava carnaval pulava o muro do convento para participar da folia. Para ajudá-la a passar despercebida entre os foliões, adotou como principal adereço o véu das carmelitas. Ao todo, 20 blocos desfilaram pela cidade.

Tempo quente, com pancadas de chuva

O carnaval será de muito calor e pancadas de chuva isoladas em grande parte das capitais brasileiras onde a folia é tradição. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de temperaturas máximas acima de 30;C tanto na Região Sudeste quanto no Nordeste. No Rio, o tempo permanece nublado a parcialmente nublado durante todo o dia de hoje, com possibilidades de chuva a partir de amanhã. Em São Paulo, podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas, que devem se manter por todo o fim de semana. No Recife, a temperatura se mantém estável durante praticamente todos os dias de folia, com máxima de 33;C e mínima de 23;C. Em Salvador, a previsão também é de pancadas de chuva isoladas. O tempo deve melhorar um pouco amanhã, quando não há previsão firme de chuva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação