Brasil

Primeiros foliões já chegam a Olinda

Foliões fantasiados aguardam a folia nas ladeiras de olinda

Diário de Pernambuco
postado em 25/02/2017 14:49
[FOTO891046]
Enquanto o desfile do galo da Madrugada ganha as ruas do Recife, em Olinda os primeiros foliões começam a chegar. Uma mistura de sotaques, a começar pelo pernambucano, passando por de outros estados brasileiros e até os estrangeiros. Nem mesmo o calor que faz na manhã deste sábado espanta os foliões. Pelo contrário, ele esquenta ainda mais a animação.

Um grupo de Santa Catarina escolheu a fantasia de palhaços para curtir a folia nas ladeiras da Cidade Alta. Os foliões disseram que escolheram esta fantasia porque palhaço representa alegria. Um deles, o comerciante Valdir Bernardo, disse que Olinda é muito acolhedora. Porém, ele se queixou de algumas casas que estão com carros de som tocando funk e descaracterizando o ritmo de frevo que é a marca de PE.

A professora Jennyffer Landim é uma delas. Fantasiada de joaninha, ela aguarda no Carmo com o filho Gabriel, de 4 anos, a folia nas ladeiras.

Os amigos Jhonatan Tavares, Guilherme Carneiro, Cauã Cardoso, Diogenes Brayan também estão brincando em Olinda. Eles estão fantasiados de Menino da Tarde e circulam pela pracinha do Carmo.

Foliões do Rio de Janeiro trocaram o samba para conhecer o frevo pernambucano. Todos os anos eles escolhem uma cidade diferente para brincar o Carnaval. A pedida desse ano foi a fantasia de Paquitos da Xuxa. Eles aproveitam para fazer performance e mostrar disposição para a folia.

Um grupo de amigos de Maceio também está curtindo a folia nas ladeiras de Olinda pela primeira vez. Eles não dispensaram a fantasia e escolheram curtir a festa de mexicanos.

Vários sotaques unidos pela magia do Carnaval. Foliões do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Recife fantasiados de Minie em Olinda. Há 7 anos o grupo brinca junto ao produzem várias fantasias. Eles chegam a usar duas ou mais por dia durante o carnaval.

O casal Ana Borges e Alberto Souza fantasiados de caveira em protesto contra a reforma dá Previdência. Ana diz que os dois estão aposentados, mas decidiram protestar em favor das pessoas que ainda estão no batente e vão morrer trabalhando sem chance de se aposentaram por causa das novas regras impostas pelo governo Temer.

Com informações da repórter Claudia Eloi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação