Captações de água no rio São Francisco serão suspensas às quartas-feiras

Medida foi tomada para preservar o estoque de água armazenado nos reservatórios e evitar que o Reservatório de Sobradinho alcance o volume morto antes do início do período chuvoso, em dezembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/06/2017 15:40 / atualizado em 13/06/2017 17:29

Beto Novaes/EM/D.A Press - 16/10/02

Uma medida para preservar os estoques de água nos reservatórios da bacia do rio São Francisco será publicada na próxima terça-feira (20/6). A resolução, que institui o Dia do Rio a partir de 21 de junho, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), vai suspender todas as quartas-feiras as captações realizadas em áreas de domínio da União na bacia hidrográfica, com o objetivo de preservar o estoque de água armazenado no Reservatório de Sobradinho, no Norte da Bahia, antes do período de chuvas, em dezembro.

A ação foi tomada em articulação com os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Segundo a agência, a resolução inclui retirada de água para todos os usos, incluindo perímetros de irrigação. No entanto, o texto vai excluir as captações feitas para o abastecimento humano e a dessedentação animal, que considerados usos prioritários em casos de escassez, segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97). “A suspensão também vale para as aplicações de água para irrigação, mesmo que oriundas de volumes reservados previamente ao Dia do Rio”, explica a ANA em nota.

A medida deve valer até 30 de novembro, quando está previsto o fim do período seco, mas pode ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas na bacia. Desde o início de junho, a vazão média diária de escoamento de água autorizada pela ANA nos reservatórios de Sobradinho e Xingó é de 600 m³/s, o menor patamar já praticado. O último ano de precipitação acima da média na Bacia foi registado em 2011. Desde então, tem chovido abaixo da média. 
 
A Agência Nacional de Águas alerta que os estoques de água dos reservatórios estão reduzindo. “Em 11 de junho, o volume equivalente dos reservatórios (Três Marias, Sobradinho e Itaparica) era 18,6%. Na mesma época do ano passado, o volume útil equivalente armazenado era 29,21%”, relata. Ressalta também que, frente à tendência de agravamento no segundo semestre da mais severa seca que se tem registro na bacia do rio São Francisco “é necessário adotar medidas adicionais ainda mais restritivas na gestão da oferta e da demanda de água.”
 

Dia do rio

A instituição do Dia do Rio foi uma decisão tomada após reunião entre técnicos e dirigentes da ANA e representantes dos estados e das partes interessadas. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.