Brasil

Operação Ponto Final cumpre mandados de prisão em Curitiba

Os novos mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal/RJ, e estão sendo cumpridos na cidade de Curitiba, no Paraná

postado em 09/08/2017 14:10
Em novo desdobramento da Operação Ponto Final, a Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (9/8), a Operação Gotham City, que tem por objetivo o cumprimento de dois mandados de prisão e seis de busca.

Os novos mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7; Vara Federal Criminal/RJ, e estão sendo cumpridos na cidade de Curitiba, no Paraná.

Segundo a PF, a investigação identificou que uma empresa do ramo de engenharia sediada naquele estado e gerenciada pelos dois alvos da operação que tiveram os mandados de prisão expedido pelo juiz.

As empresas dos envolvidos eram, segundo a PF, utilizadas em operações de lavagem de dinheiro originários de desvios de recursos públicos e de pagamento de propina por parte da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

No cumprimento dos mandados expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, a Polícia Federal, em Curitiba, prendeu o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho. Já em relação ao outro empresário, Guilherme Neves Vialle, como ele se encontra fora do país, foi expedido comunicado à Polícia Internacional ; Interpol.

Alvo de nova denúncia


Ainda no âmbito da Operação Ponto Final, o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) ofereceu, na última segunda-feira, mais duas denúncias contra o ex-governador Sérgio Cabral, por chefiar o esquema criminoso de corrupção ativa e passiva, centenas de crimes de lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro e por participação em organização criminosa. corrupção passiva e lavagem de dinheiro, envolvendo cerca de R$ 144,7 milhões que teriam sido repassados ao ex-governador entre julho de 2010 a fevereiro de 2016 pela Fetranspor.

As denúncias tiveram como ponto de partida investigações da 13; e 14; operações da força-tarefa da Lava Jato no estado e atingiu 23 investigados nas operações, inclusivo o e x-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) Rogério Onofre.

As duas novas denúncias foram aceitas pelo juiz da 7; Vara da Justiça Federal, o que fez com que o ex-governador Sérgio Cabral passasse a responder por um total de 14 processos, incluindo o processo em que ela já foi condenado a 14 anos e 2 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba, e do qual está recorrendo.

Preso desde novembro do ano passado, acusado de chefiar um esquema de corrupção que teria desviado centenas de milhões de reais dos cofres públicos do estado, o ex-governador foi transferido em maio último do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da cidade, para um presídio reformado em Benfica, na zona norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação