Brasil

Educar para evoluir

Ana Dubeux
postado em 03/09/2017 09:37
Se o tempo é de intolerância, arrogância e ignorância, só há um caminho para torná-lo também um tempo de esperança. É preciso informar, formar, educar. Ciente, ou melhor, consciente, dessa necessidade imperiosa, o Correio Braziliense decidiu investir no jovem. Torná-lo um operador da engrenagem capaz de transformar esse mundo. Dar aos meninos e às meninas em formação instrução e treinamento para que possam desenvolver capacidade crítica. Dotá-los de condições para que ingressem no ensino superior e se tornem cidadãos bem informados e preparados para uma transformação, que só se dará a longo prazo.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vem aí. São 7 milhões de candidatos, mais de 100 mil no Distrito Federal, que estão se preparando para uma prova difícil e concorrida, capaz de alçá-los à nova etapa de vida. Para ajudá-los, preparamos um pacote de apoio, a que terão acesso por nossos canais de informação. A partir de amanhã, falaremos diretamente com eles, na linguagem que entendem, usando inclusive o humor, indispensável nesse momento delicado e instável.

São aulões, lives no Facebooks, simulados, dicas, seminários, testes. A maior parte por meio do jornalismo on-line, a cargo do canal notável pelo trabalho que exerce, sob a chefia da experiente e competente editora Ana Sá. O impresso também fará seu papel. Serão nove cadernos especiais temáticos, com as disciplinas exigidas no exame. O último será o de redação.

A professora de português Dad Squarisi, nossa editora de Opinião, apresentará nove vídeos veiculados no canal do site. Dad também estará à frente das oficinas presenciais de redação em 28 de setembro e em 19 de outubro. Além disso, haverá lives no Face com professores especializados e convidados, um por semana.

Acreditamos que, assim, o Correio cumpre seu papel de informar, não apenas com notícias factuais de cidades, política, economia, mundo, ciência, saúde, tecnologia e comportamento humano. Queremos fornecer subsídios para que esses jovens sejam agentes de sua própria transformação e também do mundo em que vivemos. Queremos menos racismo, preconceito, violência, corrupção. Queremos cidadania, debate, respeito ao meio ambiente, tolerância, voto consciente. Não se enganem: só a educação tem esse poder. Fazemos questão de contribuir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação