Brasil

Órgãos públicos ficam rosa pela prevenção ao câncer de mama

Neste domingo (1º/10), as fachadas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores ganharam iluminação diferenciada em nome da luta contra a doença

Bernardo Bittar
postado em 01/10/2017 21:17

Neste domingo (1º/10), as fachadas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores ganharam iluminação diferenciada em nome da luta contra a doença

O brilho cor-de-rosa se destacou em monumentos de Brasília no primeiro dia do Outubro Rosa. Neste mês, o mundo tenta fortalecer a luta de mulheres que enfrentam o câncer de mama, doença que atinge mais de 60 mil mulheres por ano no Brasil. A campanha serve de alerta sobre a importância do autoexame, que contribui para identificação precoce da doença ; o que aumenta as chances de cura para 95%.

Neste domingo (1;/10), o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) iluminaram em tom róseo a Esplanada do Ministérios, tradicionalmente, o maior palco brasiliense para o tipo de campanha. Nos próximos dias, deve ocorrer o mesmo com a Catedral Metropolitana de Brasília o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF).

Leia mais notícias em Brasil

A luta contra o câncer de mama foi dolorosa para Luzimar Souza, 33 anos. A moradora do Guará é militar, o que, segundo ela, "ajudou com os efeitos colaterais dos remédios". "Tive problemas com menstruação quando iniciei um ciclo de medicamentos novos, depois da cirurgia e da radioterapia. Mas, embora eu tenha sentido muita dor, fui poupada da parte que causa mais sofrimento: raspar a cabeça", disse.

Para a soldado, a vaidade é muito importante, ainda mais em um momento como esse. "Você está debilitada, fica sem trabalhar, em casa, tentando sobreviver; Passar máquina no cabelo e ficar com a aparência de pessoa doente pode desestabilizar emocionalmente as mulheres", completou.

Após quase um ano de esforço e de muito apoio familiar, Luzimar está concluindo o tratamento. "A verdade é que eu já estou curada, mas preciso fazer um acompanhamento nos próximos meses. Com essa recuperação tão próxima, deixo todas as minhas agonias para trás. Tirei um dos seios por causa do nódulo, mas me sinto mais completa do que nunca. Desejo que todas tenham a mesma força que eu nessa trajetória", afirmou.

De acordo com o Movimento Outubro Rosa, a primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002. A campanha, no entanto, começou nos Estados Unidos, na década de 1990.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação