Brasil

Taxistas e motoristas do Uber entram em confronto na Esplanada

A Polícia Militar teve de intervir, com uso de spray de pimenta, para evitar que a confusão se prolongasse. Cerca de mil motoristas de ambas as categorias estão no centro da cidade

Renato Souza
postado em 31/10/2017 16:52
Taxistas e motoristas do Uber entram em confronto na Esplanada
Taxistas e motoristas de aplicativos de transporte executivo iniciaram um princípio de confronto no início da tarde desta terça-feira (31/10), na Esplanada dos Ministérios, onde ocorre um protesto no dia em que o Senado Federal votará pela regulamentação ou não dos apps no Brasil.
[SAIBAMAIS] Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), os taxitas fecharam a via S1 por aproximadamente 5 minutos, travando o trânsito na região. Logo em seguida, teriam iniciado uma série de provocações aos motoristas do Uber e Cabify, que teriam revidado. A PM interviu, usando spray de pimenta. Um taxista acabou detido por desacato. No início da noite, na altura do Itamaraty, o trânsito foi bloqueado pelos manifestantes, mas homens da PM desobstruíram o local com uso de spray de pimenta. Na ocasião, outro motorista da mesma categoria foi preso.
Os profissionais estão desde a madrugada desta terça-feira no canteiro central da Esplanada dos Ministérios em uma mobilização para pressionar a votação do PLC 28/2017. Representantes de aplicativos, como Uber, 99 e Cabify, desaprovam o projeto que regulamenta os serviços de transporte particular, que está prevista na pauta do Senado Federal hoje.

O motorista Richard de Oliveira, de 36 anos, trabalha com o transporte por meio de aplicativos há dois anos. Ele afirma que o projeto atual prejudica os motoristas. "Da forma como foi apresentado, esse projeto impede os motoristas de aplicativos de trabalharem. Exige placa vermelha e autorização da prefeitura. O governo local agiria de forma política e impediria que os motoristas da Uber tivessem permissão", afirmou.
[FOTO1047515]
Os motoristas de transporte particulares entregaram cerca de 815 mil assinaturas contra a proposta, que traz exigências como o uso de placas vermelhas (iguais às dos táxis), veículo próprio e autorização específica do governo para prestar o serviço. Os taxistas pedem a aprovação do texto sem modificações e muitos alegam concorrência desleal.
O taxista Adebal Alves Rezende, de 63 anos, trabalha a três décadas neste tipo de serviço. Ele afirma que a regulamentação do transporte por aplicativo vai trazer mais segurança aos passageiros. "O projeto tem que passar. O Uber tem que ser regulamentado. Nós pagamos impostos e eles não. Além disso tem muitos bandidos que trabalham com Uber. Eu vejo de Belo Horizonte e vejo muitas pessoas em regime semiaberto no Uber. Nem todos são bandidos, só cerca de 85% a 90%", afirma.
Ainda não há confusão, mas há clima de tensão entre os motoristas. Os taxistas acusam aos gritos os motoristas de transporte particular de serem "criminosos e piratas".
O taxista Tarsso da Silva, de 39 anos, atua na cidade de São Paulo. Ele vê a regulamentação como positiva para todos os motoristas. "A regulamentação é boa para os dois lados. Pois vai dar um padrão, tanto aos carros quanto ao comportamento dos motoristas. Também vai ser boa para os dois lados", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação