Brasil

Quadrilha de fraude na compra de equipamentos de saúde é alvo da PF

Operação da Polícia Federal cumpre mandados judiciais em nove estados e no Distrito Federal. A investigação aponta fraude na compra de equipamentos de alto custo

Jacqueline Saraiva
postado em 07/11/2017 08:48
PF cumpre ordens em 9 estados e no DFVários empresários estão na mira da Polícia Federal (PF), que faz uma operação, na manhã desta terça-feira (7/11), contra um esquema de fraude em licitações para a compra de equipamentos de alto valor e grande custo para o sistema de saúde em Tocantins, os chamados OPMEs (órteses, próteses e materiais especiais). Cerca de 330 policiais federais foram às ruas para cumprir 137 mandados judiciais expedidos pela 4; Vara Criminal Federal de Palmas (TRF1) na Operação Marcapasso.
Do total de ordens a serem cumpridas, 12 são de prisão temporária, 41 de condução coercitiva contra empresários e 84 de busca e apreensão. Além de Tocantins, as buscas ocorrem em São Paulo, Goiás, Paraná, Bahia, Ceará, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Fraude e produtos fora de validade

De acordo com a PF, a investigação foi iniciada após a prisão em flagrante de sócios da empresa Cardiomed Comércio e Representação de Produtos Médicos e Hospitalares LTDA-EPP, por fornecerem à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais que tinham prazo de validade de esterilização vencidos. "No decorrer das investigações, veio à tona um vasto esquema de corrupção destinado a fraudar licitações no Estado do Tocantins mediante o direcionamento de processos licitatórios", afirmou a PF em nota.

[SAIBAMAIS]Um dos itens que integravam alguns dos editais fraudados na área de cardiologia na rede pública de saúde do Estado do Tocantins é inclusive o que dá nome à operação, o marca-passo. O esquema criminoso possibilitava o fornecimento de vantagens ilícitas a empresas, médicos e empresários do ramo, bem como a funcionários públicos da área de saúde. Os investigados responderão à Justiça, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, associação criminosa, dentre outros.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação