Brasil

Operação da CGU com a PF investiga desvio de recursos para merenda no Pará

Por meio de nota a CGU informou que cerca de R$ 8 milhões em recursos oriundos do PNAE foram movimentados nos últimos quatro anos, em acordos celebrados com %u201Cdiversas prefeituras paraenses%u201D

postado em 09/11/2017 10:50
Organização criminosa é suspeita de desviar, entre 2015 e 2016, verbas públicas que deveriam ser destinadas à merenda escolar
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira (9/11) a Operação Concorrência Zero, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar, entre 2015 e 2016, verbas públicas que deveriam ser destinadas à merenda escolar de estudantes no município de Castanhal, no Pará.

De acordo com nota da CGU, as investigações apontam "irregularidades na contratação de associação pela prefeitura para o fornecimento de itens de agricultura familiar às escolas do município;. Os investigadores constataram que a entidade beneficiada pela fraude era composta por ;membros fantasmas/laranjas, os quais não residem em Castanhal ou não apresentam ocupações relacionadas à atividade rural;.

Por meio de nota a CGU informou que cerca de R$ 8 milhões em recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foram movimentados nos últimos quatro anos, em acordos celebrados com ;diversas prefeituras paraenses;.

Segundo os investigadores, atas de assembleias de associações que forneciam itens da agricultura familiar às escolas do município apresentaram ;indícios de terem sidos forjadas;, de forma a dar aparência de legalidade às atividades. ;Há suspeita de ligação com político da região;, informou a CGU, sem detalhar quais seriam esses políticos.

Cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos com a ajuda de cinco auditores da CGU e de 45 policiais federais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação