Brasil

Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico internacional de drogas

Um dos criminosos presos é responsável pelo tráfico de cerca de 200 quilos mensais de cocaína e crack, apenas para distribuição em Curitiba e região metropolitana

Hellen Leite
postado em 17/11/2017 08:16

Uma quadrilha de tráfico internacional de entorpecentes foi desmantelada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (17/11). Segundo as investigações da Operação Enigma, a droga era oriunda do Paraguai e tinha como principal destino Curitiba e a região metropolitana da capital paranaense.

Cerca de 200 Policiais Federais estão cumprindo 67 mandados judiciais nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, sendo 37 mandados de busca e apreensão, 20 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal em Curitiba.

[VIDEO1]

<--[endif]-->

[SAIBAMAIS]Durante as investigações foram feitas várias prisões em flagrante e apreensão de entorpecente negociado pela quadrilha ora investigada. Para burlar os mecanismos de controle e a ação policial, os criminosos estabeleceram um esquema genioso de lavagem de ativos que envolvia a ocultação e fracionamento das operações financeiras, a utilização de ;laranjas; para a realização de negócios envolvendo bens adquiridos pelo grupo, a compra de veículos de luxo, imóveis rurais e outros de alto padrão no litoral de Santa Catarina.



Dentre os investigados, um dos responsáveis por organizar todo o grupo, já foi alvo de investigação por tráfico de drogas no passado em outra ação da Polícia Federal, atuando por muitos anos como traficante de drogas.


Em estimativa observada durante a investigação, acredita-se que o grupo criminoso é responsável pelo tráfico de cerca de 200 quilos de cocaína e ;crack; mensalmente para distribuição em Curitiba e região metropolitana.


Aos investigados estão sendo imputados, dentre outros, os crimes de tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de ativos.


A designação do nome da operação foi estabelecida em momento inicial da investigação quando eram desconhecidos dos investigadores a estrutura de atuação e forma de comunicação do grupo criminoso alvo da investigação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação