Brasil

Recém-nascida abandonada em caixa de papelão na chuva é resgatada em BH

O bebê ainda tinha o cordão umbilical quando foi encontrado por um casal na manhã deste sábado

Juliana Cipriani/Estado de Minas - Enviada Especial
postado em 02/12/2017 16:24
O casal acompanhou a bebê até o hospital Sofia Feldman
Uma recém-nascida foi resgatada em meio à chuva na manhã deste sábado (2) no Bairro Dona Clara, região da Pampulha, em Belo Horizonte. A neném foi abandonada ainda com o cordão umbilical em uma caixa de papelão, debaixo de uma árvore, em frente a um prédio. Um casal encontrou a criança, que chegou a se molhar. A Polícia Militar foi acionada e, em cerca de meia hora, buscou a menina e o levou para o Hospital Sofia Feldman.

Segundo o Sargento Almeida, que fez o resgate, a bebê passa bem. A menina nasceu de uma gestação de 40 semanas e quatro dias, com peso de 2,550 kg e 47,5 centímetros. Ela estava vestida, com fralda, e embrulhada com um cobertor. De acordo com a médica que prestou atendimento, pelas condições em que foi encontrada, o parto foi entre 4h30 e 6h.

A professora Renata Moreira Dutra, 43 anos, e o marido, o advogado Júlio César Moreira, de 50, acompanharam a criança até o hospital. Renata conta que sua funcionária Silvia Maria, 50, escutou gemidos quando ia à padaria, por volta das 6h30. Quando foi verificar, viu que era um recém-nascido. Ela se assustou e chamou o casal, que levou a bebê para casa e chamou a PM. ;Nunca imaginei uma coisa dessas na vida, estou abaladíssima, é muito triste;, disse.

Renata já tem dois filhos adultos e não pretende ficar com a criança, mas disse que a funcionária tem duas sobrinhas com muito interesse em adotá-la. ;Gostaria muito que ela encontrasse uma família que desse amor, porque ser abandonada dessa forma é muito cruel;, disse.

A professora acredita que os pais tenham deixado a filha na rua por desespero. ;Pode ser uma moradora de rua ou alguém em situação financeira difícil, não julgo. Por mais que seja um ato de covardia, imagino que a mãe desse bebê não deve estar nada bem a uma hora dessas, porque não deve ser fácil fazer isso;, disse.

A criança passou por exames e vai ficar em observação no hospital. Depois a assistência social vai encaminhá-la à Vara da Infância e Juventude provavelmente para passar por um processo de adoção. O sistema de inteligência da polícia está verificando o sistema de monitoramento do bairro em busca de quem abandonou a recém-nascida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação