Brasil

Correio conquista prêmios nacionais e internacionais em 2017

Ao longo dos últimos meses, o Correio recebeu os maiores prêmios do país, confirmando a capacidade de apresentar ao leitor rigor e dedicação nas reportagens. Trabalhos exclusivos se destacaram pela inovação e criatividade

postado em 10/12/2017 08:00

O Correio conquistou prêmios nacionais e internacionais com trabalhos realizados ao longo do ano. Ao todo, seis reportagens foram premiadas em diferentes concursos, com variadas temáticas. Elas se destacaram pela criatividade, inovação e exclusividade. Entre as condecorações, também está uma ilustração gráfica, o reconhecimento de melhor veículo impresso, uma homenagem ao editor executivo do jornal, e uma menção honrosa em um dos mais importantes prêmios de comunicação do país.


Uma reportagem especial sobre mobilidade urbana mostrou que, apesar de clima e relevo favoráveis, os brasilienses não consideram a bicicleta como um meio de transporte urbano. Durante o ano, o Correio noticiou uma série de acidentes envolvendo ciclistas. Sob o ponto de vista ambiental, o trabalho também mostra como a substituição dos carros pelo veículo de duas rodas poderia ajudar na melhoria da saúde, da qualidade do ar, e redução das emissões de gases do efeito estufa. Por meio de pesquisas, entrevistas e cruzamento de dados, um dossiê foi montado e publicado por Leonardo Cavalcanti, Natália Lambert, Maiza Santos e Aline Brito. Para a internet, o material de vídeo foi editado por Gustavo Breder, e desenvolvido por Vinícius Paixão.


A série ;Brasília Confidencial;, publicada em fevereiro, também ganhou uma menção honrosa no prêmio Vladimir Herzog de Anistia de Direitos Humanos, uma das mais importantes condecorações do jornalismo brasileiro. As reportagens de Renato Alves e Helena Mader foram publicadas em fevereiro, com documentos, até então, sigilosos, abertos pelo Arquivo Público do DF neste ano.


;Os prêmios e as homenagens recebidos pela equipe do Correio mostram a força do trabalho diário de um jornal que se preocupa com as pessoas e com a cidade. É essa preocupação que faz do Correio um veículo especial, onde cada assunto é tratado com rigor e dedicação;, afirma a diretora de Redação, Ana Dubeux, homenageada na edição do Prêmio Engenho de Comunicação.




A figura do foro privilegiado também rendeu uma série premiada. ;#XôPrivilégio: hora de tirar os políticos da redoma; foi reconhecida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que concedeu ao jornal o Prêmio República, do Ministério Público Federal. De autoria dos jornalistas Eduardo Militão, Fernando Jordão, Leonardo Cavalcanti, Luiz Carlos Azedo, Natália Lambert, Paulo de Tarso Lyra e Patrícia Rodrigues, o material reforçou o debate contra o privilégio. Com a repercussão, o Senado desengavetou um projeto de mudança na Constituição para acabar com o benefício.


O editor executivo Vicente Nunes está entre os 10 nomes mais prestigiados do jornalismo econômico brasileiro pelo segundo ano consecutivo. A premiação foi dada aos Top 50 Os Mais Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, feita pela newsletter Jornalistas e pelo portal Maxpress. O prêmio listou mais de 400 profissionais. No fim, foram selecionados os 50 mais votados por mais de 53 mil jornalistas e profissionais de comunicação do país.


Em novembro deste ano, o jornal foi eleito o melhor veículo impresso pelo Prêmio Colunistas de Brasília, considerada a mais importante honraria do mercado publicitário brasileiro. A intenção é a de destacar os trabalhos mais criativos da produção publicitária nacional, em 14 categorias ; entre eles, o mídia impressa. O Correio conquistou o mesmo espaço em outras duas edições, 2011 e 2014. Os vencedores da etapa regional concorrem na fase nacional, ainda sem data marcada.


O Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi) também premiou a ilustração de Kleber Sales. A caricatura vencedora foi uma homenagem à morte de Fidel Castro, na qual o político traja a tradicional farda de guerra e fuma um charuto cubano. A imagem foi capa do jornal impresso em 28 de novembro de 2016. É a terceira vez que o jornalista ganha o prêmio.

Mulheres


Outro assunto reconhecido foi o empoderamento feminino e os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. O especial do caderno de Trabalho & Formação Profissional foi premiado pelo concurso MPT de Jornalismo, na categoria impresso regional. Sete matérias foram de autoria da jornalista Ana Paula Lisboa, e uma assinada pela ex-estagiária Tainá Sigmaringa. Nessa edição, o concurso recebeu 422 inscrições, e 34 foram selecionados como finalistas.


O Correio também se destacou na categoria internet, com a reportagem ;Falhas no Ensino Médio dificultam a vida de jovens em universidades do país;. Publicada em 13 de maio, a matéria fez um raio x das realidades das instituições de ensino superior e o aproveitamento educacional. A condecoração foi concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) ao jornalista Tainan Pimentel.
Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor, concedido pelas principais entidades do mercado financeiro também reconheceu o trabalho do veículo. Na 11; edição, a reportagem vencedora foi ;Agarrando os juros altos;, do repórter Hamilton Ferrari. O Correio já venceu o prêmio outras quatro vezes, sendo duas na etapa nacional, e outras duas, regionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação