Brasil

Anvisa endurece de novo regras para a venda de cigarros

O isolamento entre derivados do tabaco e produtos infantis deve ocorrer até maio de 2020, segundo a Anvisa

Azelma Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 16/01/2018 15:25

De acordo com a proposta aprovada, os locais de venda deverão seguir regras mais restritas de exposição das embalagens de cigarros.
O comércio terá que retirar os cigarros de perto de chocolates, balas e brinquedos. De acordo com resolução aprovada nesta terça-feira (16/01) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o cigarro deverá ser colocado o mais longe possível de ítens comestíveis, e a exposição não pode ser realçada por luzes em painéis, nem por sons ou movimentos.

Para a psicóloga e professora de Psicologia da Saúde do Ceub, Suely Guimarães, a medida não favorece o distanciamento infantil do vício. E nem atrapalha quem quer começar a fumar. ;Se a gente chega ao caixa na padaria, realmente, há um monte de balas e doces e os cigarros, perto. Ma acho pouco provável a pessoa começar a fumar só porque está vendo o cigarro;, diz.

Segundo a especialista, o vício infantil é mais induzido pelos fumantes de convívio da criança, ou na adolescência para aceitação dos pares. ;Não fica claro qual é a intenção da Anvisa;, comenta. Reduzir a exposição dos cigarros ao consumidor ;deve fazer mais efeito para quem está pensando em deixar de fumar;, acredita Guimarães. ;É igual quando faz dieta. Se você não vê, não tem vontade;.

A medida, que entrará em vigor proximamente, após publicação no Diário Oficial da União, além de determinar que os expositores de cigarros fiquem apenas nas partes internas dos estabelecimentos, proíbe, ainda, a comercialização pela internet de produtos fumígenos e a distribuição de brindes ou amostras grátis. E também a venda de cinzeiros, ou isqueiros não pode ser casada com a compra de tabaco pelo consumidor.

O isolamento entre derivados do tabaco e produtos infantis deve ocorrer até maio de 2020, segundo a Anvisa. As novas regras complementam decisões adotadas pela agência em 2017, que vão exigir que os comerciantes exponham e vendam apenas cigarros cujas embalagens tragam novas imagens e advertências sanitárias sobre riscos para a saúde. A partir de 25 de maio, os cigarros que não seguirem tais exigências da Anvisa serão retirados do mercado.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação