Brasil

Vídeo de padre de cueca gera suspensão em igreja no interior de Minas

Nas imagens, religioso se exibe na cama usando apenas roupa íntima. Caso abalou a cidade de Porteirinha, que tem maioria católica

Luiz Ribeiro/Estado de Minas
postado em 17/01/2018 07:47
[VIDEO1]
Um padre de Porteirinha, Norte de Minas, foi suspenso de suas funções sacerdotais, ;por tempo indeterminado;, depois da divulgação de um vídeo dele nas redes sociais. A suspensão foi determinada pelo bispo da Diocese de Janaúba, dom Ricardo Guerrino Brusati. Em vídeo que circula em grupos de um aplicativo de mensagens instantâneas em Porteirinha, aparece a imagem do padre de cueca em cima de uma cama. A filmagem tem duração de 14 segundos.

Conforme um morador do município - que pediu para não ser identificado, além de ;cair; nas redes sociais, o caso virou um dos principais assuntos em Porteirinha, cidade de 37,6 mil habitantes, dos quais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 31 mil são católicos. O sacerdote envolvido na historia, no final do ano passado, tinha sido transferido da pequena Serranópolis de Minas (4,7 mil habitantes) para a Paroquia de São Joaquim, em Porteirinha. Serranópolis de Minas é ex-distrito de Porteirinha, da qual fica distante 35 quilômetros.

No ;decreto de suspensão do uso de ordem sacra;, o bispo dom Ricardo Guerrino Brusati relata que o padre ;publicou nos meios sociais imagens que causaram (sic) contra testemunho da vida sacerdotal;. E que, por isso, ele decidiu suspender o religioso do ;uso da ordem sacra por tempo indeterminado, como pena medicinal, até que se mande o contrário;, conforme o direito canônico. Copia do documento também passou a circular em grupos de aplicativo de mensagens instantâneas na região, constando nele assinatura do padre envolvido, declando que recebeu o ;instrumento; de sua suspensão.

Ouvido pela reportagem do EM, na manhã dessa terça-feira (16/1), dom Ricardo Guerrino Brusati confirmou a decisão de suspender o sacerdote e justificou: ;o padre deveria dar bom exemplo para todos os fiéis. E neste caso, ele não deu bom exemplo. Ele sabe disso;. O bispo de Janaúba (distante 30 quilômetros de Porteirinha) lamentou o ;vazamento; do decreto de suspensão do uso da ordem sacra e a circulação do documento em um aplicativo de mensagens instantâneas. ;O documento não era para ser publicado. Era para ficar somente entre os padres;, argumentou o bispo.

Ele também reclamou da divulgação e da repercussão do caso. ;Acho que deveriamos somente propagar o bem. Pra que espalhar coisas do mal, que só atrapalham a vida das pessoas?" comentou o líder católico, após ser lembrado pela reportagem de que são os próprios moradores que começaram a divulgar o fato nas redes sociais.

Dom Ricardo Brusati ressaltou que o padre não foi suspenso em definitivo pela igreja e que poderá retornar as suas funções na igreja dentro de algum tempo, desde que prove a sua ;regeneração;, após ser submetido a ;tratamento psicológico e espiritual;. ;Ele não deixou de ser padre. Apenas está impedido de fazer celebrações;, lembrou o bispo de Janaúba.

Procurado pela reportagem, inicialmente, o padre envolvido o caso alegou que estaria sofrendo perseguição por parte do bispo de Janauba, que segundo ele, não estaria lúcido, devido à idade (72 anos). O sacerdote pediu para encerrar a ligação e continuar a conversa em um aplicativo de mensagens instantâneas e parou de responder as perguntas da reportagem. (Colaborou a estagiária Leise Costa)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação