Brasil

Motorista que atropelou 17 negou ter epilepsia durante validação médica

De acordo com o Detran-RJ, pessoas com epilepsia podem tirar habilitação, mas precisam passar por avaliação neurológica para receber a CNH

Philipe Santos*
postado em 19/01/2018 11:23
O motorista Antonio Almeida Anaquim, que atropelou 17 pessoas em Copacabana
Responsável pelo atropelamento de 17 pessoas na noite de quinta-feira (18/1), na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, o motorista Antonio de Almeida Anaquim negou, durante exame de validação médica no Detran-RJ, ter qualquer doença neurológica, inclusive epilepsia. O homem alegou que, no , teria tido uma crise de epilepsia e perdido o controle do carro.

De acordo com o órgão de trânsito carioca, pessoas com epilepsia podem tirar habilitação. No entanto, para ter a CNH validada, precisam passar por uma avaliação neurológica. A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) diz que cerca de 90% das pessoas com epilepsia não mencionam suas crises ao solicitarem licença para dirigir.

[SAIBAMAIS]Ainda segundo a ABE, se a pessoa mentir, ocultando seu distúrbio ou uso de medicamentos, poderá ser responsabilizado penalmente por crime de falsidade ideológica e terá a cassação da habilitação. Se causar dano patrimonial ou atentar contra a saúde, integridade física ou vida de alguém, responderá civilmente e penalmente na forma da lei.
No veículo de Anaquim, a polícia encontrou medicamentos para tratar a doença. O motorista não estava alcoolizado, de acordo com o feito pelo Instituto Médico-Legal (IML).
[FOTO1090492]

Carteira suspensa

A nota divulgada pelo Detran-RJ diz que o motorista Antonio de Almeida Anaquim teve processo de suspensão da CNH aberto em maio de 2014. Na carteira do motorista constam 14 multas, que somam 62 pontos em infrações.

;No entanto, o cidadão não cumpriu com a exigência de devolução da CNH para realização de curso de reciclagem. Por cometer uma infração de trânsito ao dirigir com a carteira suspensa, o Detran já instaurou o processo de cassação da CNH do cidadão, como determina a legislação federal de trânsito;, informou o órgão.

Atropelamento na Orla de Copacabana

Por volta de 20h30 dessa quinta-feira (18/1), Antonio de Almeida Anaquim perdeu o controle do veículo que dirigia e invadiu a calçada da Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Devido ao horário de verão e ao período de férias, o local ainda estava cheio e 17 pessoas foram atingidas. Um bebê de 8 meses morreu e quatro pessoas em estado grave, incluindo duas crianças e um turista australiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação