Brasil

Criança de 7 anos morre após participar de 'desafio do desodorante'

Parentes e amigos da família de Adrielly começaram uma campanha nas redes sociais para alertar sobre os riscos de desafios na internet

Hellen Leite
postado em 07/02/2018 17:37

Adrielly Gonçalves teve uma parada cardiorespiratória ao tentar imitar um desafio proposto por youtubers

Uma menina de 7 anos morreu em São Bernardo do Campo, ABC paulista, após inalar desodorante aerosol. A menina Adrielly Gonçalves colocou o frasco com o produto diretamente na boca, tentando imitar um vídeo chamado "desafio do desodorante", praticado por youtubers na internet. Ela chegou a ser socorrida e levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu a uma parada cardíaca.


Leia as últimas notícias de Brasil

O incidente aconteceu no sábado, (3/2), mas agora parentes e amigos fazem campanha nas redes sociais para alertar sobre os perigos de menores de idade repetirem ações irresponsáveis divulgadas na web.

[SAIBAMAIS]"Gostaria de alertar aos pais que fiquem de olho nos conteúdos que os filhos, pesquisam na internet. O vídeo era sobre um desafio de inalar desodorante aerosol. O objetivo era inalar e ver a quantidade de tempo que você aguenta", diz o post de uma amiga da família. O texto acompanha uma foto de Adrielly e em três dias já foi compartilhado mais de 17 mil vezes no Facebook.

[VIDEO1]

Segundo a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, a menina já chegou na unidade de saúde em estado grave, com parada cardiorrespiratória. O Instituto Médico Legal (IML) irá apresentar um laudo, detalhando as causas da morte. O corpo de Adrielly foi velado e enterrado no último domingo (4/2).

Desafios perigosos

Em busca da audiência a qualquer custo, desafios perigosos no Youtube se transformaram em uma isca para angariar mais likes e na rede social. Em fevereiro do ano passado, um menino cearense de 11 anos teve 40% do corpo queimado após realizar o "desafio do fogo". O garoto tentou cobrir as mãos de álcool gel e colocar fogo para apagar logo em seguida. O problema é que a garrafa desse líquido altamente inflamável explodiu antes de o menino realizar a "façanha".

Outros desafios incluem mastigar pimentas ardidas ou colocar uma colher cheia de canela em pó na boca e aguentar por alguns minutos sem beber água. Esse último também oferece risco de asfixia e lesões na garganta, nas vias respiratórias e no estômago. Nos Estados Unidos, um jovem de 12 anos passou quatro dias internado após realizar o desafio.

Em janeiro deste ano, a Amazon e o Youtube uniram forças contra o "Tide Pod Challenge", um desafio que estimula jovens a ingerir cápsulas de detergente líquido. A "brincadeira" já fez mais de cem vítimas nos Estados Unidos, 86 apenas nas três primeiras semanas de 2018, segundo a Associação Americana de Centros de Controle de Veneno (AAPCC), sigla em inglês.

O Youtube se prontificou a apagar todos os vídeos do desafio na plataforma. Já a Amazon, informou que apagaria os comentários em seu site que fazem apologia à ingestão de detergente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação