Brasil

No carnaval de Fortaleza, grupo destaca composições sobre a mulher

Grupo percursivo Damas Cortejam e apresenta no polo do Benfica, um dos nove pontos com atrações da folia no Ciclo Carnavalesco

postado em 12/02/2018 08:55
Grupo Damas Cortejam têm no repertório músicas sobre o universo femininoNomes e histórias de mulheres permeiam as canções executadas pelo grupo percursivo Damas Cortejam, uma das atrações desta segunda-feira (12) de carnaval em Fortaleza. As 11 integrantes se apresentam no polo do Benfica, um dos nove pontos com atrações da folia no Ciclo Carnavalesco.

Formado em 2011 e ativo no carnaval desde 2016, o Damas Cortejam tem a proposta de exaltar composições que falem do universo feminino. No repertório, estão músicas como Maria da Vila Matilde, de Elza Soares, e Tigresa e Vaca Profana, de Caetano Veloso.

;O projeto foi idealizado e é realizado apenas por mulheres e busca destacar e questionar, de forma lúdica e provocativa, o lugar atual da mulher na sociedade e nos campos da arte e da cultura. Especificamente no carnaval, é mais ressaltado o tema de violência contra a mulher, sobretudo o assédio e o abuso sexual, uma vez que se trata de um período em que a objetificação do corpo da mulher está em tudo;, diz Sâmara Gurgel, uma das integrantes.

O nome Damas Cortejam brinca com o próprio sentido da palavra cortejo, que pode significar galantear ou o percurso feito pela rua por músicos que seguem cantando e tocando. A escolha envolve as posições que toda mulher pode ocupar: a de cortejar e a de estar nas ruas ou onde ela quiser.

;Quisemos fazer um contraste dessa expressão com a palavra dama, que faz alusão a um tempo em que às mulheres não era permitido estar ativamente na vida social, do trabalho e artística. Para nós, a importância é de demarcar o deslocamento de um lugar de passividade, de objeto de satisfação do desejo do outro para uma posição ativa, atenta e atuante quanto aos seus interesses e suas possibilidades de estar no mundo;, destaca Sâmara.

Confira a programação desta segunda-feira:

Aterrinho, a partir das 17h

Os Transacionais

Bloco Os Alfazemas

Vai Gonzagão


Mercado dos Pinhões, das 16h às 19h

Renato Black


Benfica, das 9h às 18h

9h: Trupe Realejo

11h: Jord Guedes

13h: La Semilla

14h: Damas Cortejam

15h: Luxo da Aldeia

20h: Projeto Tambores Ancestrais na Noite Escura


Passeio Público, das 9h às 11h

Banda Pacote de Biscoito


Mercado da Aerolândia, das 17h às 20h

Tarcísio Sardinha e Banda


Mocinha, de 18h às 22h

Bloco Num Spaia Sinão Ienche


Mercado dos Peixes, das 17h às 19h

Charanga Os Foliões da Serra


Mercado Joaquim Távora, de 17 às 19h

Charanga Frevo Folia


Domingos Olímpio

16h: Bloco Garotos do Parque

16h40: Bloco Garotos do Benfica

17h20: Bloco Doido é Tu

18h: Bloco Turma do Mamão

18h40: Cordão Vampiros da Princesa

19h20: Bloco Barão Folia

20h: Cordão As Bruxas

20h40: Bloco Amigos do Zé

21h20: Bloco Prova de Fogo

22h: Cordão Princesa do Frevo

22h40: Bloco Império da Vila

23h20: Bloco Unidos da Vila

0h: Bloco Balakubaku Folia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação