Brasil

Rio de Janeiro conhece hoje a nova campeã do carnaval 2018

A partir das 16h, começa a apuração dos desfiles e despontam como favoritas Beija-Flor, Salgueiro, Portela e Mangueira

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/02/2018 06:00
Em uma apresentação sombria, a Beija-flor mostrou as
No fim da tarde de hoje, o Rio de Janeiro conhecerá a campeã do carnaval. A partir das 16h, começa a apuração dos desfiles e despontam como favoritas Beija-Flor, Salgueiro, Portela e Mangueira. Com enredos e propostas bem distintas, as quatro agremiações ; que juntas colecionam 63 títulos ; devem estar presentes no sábado das campeãs, quando as seis mais bem pontuadas voltam à avenida. As três primeiras foram destaque no segundo dia, que teve apresentações perfeitas, sem imprevistos. Já a Mangueira foi a de melhor desempenho técnico no primeiro dia, apesar de a apresentação mais comentada nas redes ter sido a da Paraíso do Tuiuti, por causa das críticas políticas ao governo.

Também com um enredo crítico, a Beija-Flor fechou os desfiles do Rio na madrugada de ontem levando o público das arquibancadas à avenida. Com o samba Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu, a escola falou de corrupção, desigualdade socioeconômica, violência e intolerâncias.

Na disputa, a Mangueira levou polêmica ao desfile com críticas ao corte de verbas ao carnaval. Em nota divulgada ontem, a prefeitura do Rio afirmou que o prefeito, Marcelo Crivella (PRB), foi vítima de ;intolerância religiosa; por causa da escola, que o representou como um boneco de Judas, traidor do carnaval, enforcado.

Outra favorita, o Salgueiro tingiu a Sapucaí de vermelho num desfile emocionante e coeso. A escola saudou as ;senhoras do ventre do mundo; ; matriarcas negras que deram origem à toda a humanidade. A Portela também encantou o Sambódromo com uma apresentação impecável.

Onda de violência

A onda de violência no carnaval do Rio de Janeiro teve arrastões, assaltos, balas perdidas e lojas saqueadas, sem que o policiamento, acentuado apenas no último dia da folia desse conta do recado. Na Praia de Ipanema, foram três arrastões em menos de 24 horas. Entre as vítimas, vários estrangeiros. Na véspera, a Delegacia de Atendimento ao Turista registrou 26 ocorrências, o que dá três queixas por hora, quando o normal são seis casos por dia.

Os bandidos não pouparam nem os artistas. Rainha da bateria da Grande Rio, a atriz Juliana Paes estava a caminho da Sapucaí, por volta das 23h de segunda, quando a van que a levava foi abordada durante arrastão no Viaduto 31 de Março, próximo ao sambódromo. O sambista Moacyr Luz foi assaltado na virada de domingo para segunda-feira, pouco antes de chegar à Sapucaí. Em outro local da cidade, na Avenida Brasil, um caminhão da banda Capital Inicial foi assaltado durante um tiroteio.

Dez integrantes de um grupo fantasiado de bate-bolas (fantasia carnavalesca típica do subúrbio carioca, sobretudo da zona oeste) foram presos na madrugada de ontem, no Centro do Rio. Com eles foram encontradas uma pistola calibre 9 mm e um artefato explosivo de fabricação caseira, além de objetos como celulares, relógios e carteiras. No Méier, outro grupo de bate-bolas provocou tumulto.

Homicídio


Em Belo Horizonte, um homem foi assassinado com uma facada no peito. Segundo testemunhas, a vítima, Walas dos Santos Gomes, 22 anos, mexeu com a namorada de outro homem próximo a um banheiro público, entre as praças Sete e da Estação. Os dois teriam discutido e o namorado da mulher teria dado uma facada no tórax de Walas. No interior de Minas, em Barbacena, um homem foi agredido com três facadas durante festa de carnaval.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação