Brasil

YouTubers publicam vídeo com "dicas de segurança" para jovens negros do Rio

Discriminados, abordados de forma agressiva e injustificada, vídeo demonstra como direitos fundamentais são desrespeitados no Brasil e como a cor da pele deixa população mais vulnerável à violência policial

Estado de Minas
postado em 19/02/2018 15:23
Discriminados, abordados de forma agressiva e injustificada, vídeo demonstra como direitos fundamentais são desrespeitados no Brasil e como a cor da pele deixa população mais vulnerável à violência policial
Para a população negra, que numericamente já está mais sujeita à violência e à morte precoce, a intervenção federal ganha outra conotação: medo. Em tempos de "guerra urbana" , os negros acabam se tornando ainda mais vulneráveis, sob o risco de perderem a vida num piscar de olhos. Pensando nisso, três jovens negros produziram um vídeo com "dicas de sobrevivência" a uma abordagem indevida. Postado no Youtube, o material viralizou e ganhou repercussão no último fim de semana, após o decreto presidencial que instaurou a intervenção federal na Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro.

[SAIBAMAIS] Entre sábado (17/2) e o início da tarde desta segunda-feira (19/2), 6.808 pessoas já haviam visualizado o vídeo. No Facebook, o alcance foi ainda maior: mais de 51,3 mil pessoas compartilharam a postagem e 1,7 milhão a visualizou.

O relato dos jovens, que afirmam viver uma rotina de abordagens abusivas por parte dos agentes de segurança, faz um alerta para que ninguém saia de casa sem documento identificação, por exemplo. Outra dica é que um jovem negro evite ir às ruas sem avisar aos amigos para onde, de fato, está indo. A terceira dica do vídeo orienta à juventude a estar sempre com o celular carregado, caso necessite fazer uma ligação de urgência ou gravar algum ato considerado injusto.

"Em lugares públicos, evite o uso de furadeiras e guarda-chuva longo. Parece bobagem, mas muitas pessoas olham isso de longe e acham que são armas de fogo. Prefira guarda-chuvas pequenos que possam ser dobrados e colocados numa bolsa para evitar qualquer problema", explica o publicitário e youtuber Spartakus Santiago. O temor do rapaz tem razão. Em 2010, por exemplo, um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, matou por engano um morador do Morro do Andaraí, na Zona Norte da cidade, após confundir uma furadeira com uma arma de fogo.

O comunicador AD Junior, do canal Descolonizando, diz estar sempre na mira dos agentes da polícia e, por isso, sente-se no dever e dar outra dica a jovens negros: leve cupom fiscal caso esteja com algum objeto caro. "Pode ser muito útil na hora de uma apreensão injusta", diz ele. E, em caso de abordagem indevida, Junior completa: "Não faça movimentos bruscos e não afronte nenhum desses agentes", finaliza.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação