Brasil

PF investiga fraude de R$ 5,7 milhões em universidade no Paraná

Gestores e empresas fraudaram diversos contratos e licitações da universidade. Segundo a Polícia Federal, dois servidores foram demitidos

Jacqueline Saraiva
postado em 13/03/2018 06:57
Polícia Federal cumpre 20 mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão

Irregularidades que somam, até o momento, cerca de R$ 5,7 milhões são investigadas pela Operação 14 Bis, da Polícia Federal (PF). De acordo com a investigação, gestores e empresas se uniram para fraudar licitações e contratos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP). São cumpridos 20 mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão, além de sequestro e indisponibilidade de bens.

A ação da PF é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal. São cerca de 90 policiais federais e servidores da Receita nas ruas hoje para cumprir as ordens. Os presos serão conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Londrina onde permanecerão à disposição da Justiça.

Veículos apreendidos durante a operação da Polícia Federal

[SAIBAMAIS]Em nota, a Polícia Federal afirma que a investigação apontou fraudes em contratos celebrados entre a universidade e empresas que prestaram serviços de manutenção predial, manutenção de ar-condicionado, manutenção de veículos, fornecimento de materiais de construção e serviços de reprografia. O nome da operação, 14 Bis, é uma alusão à empresa criada para facilitar os desvios de verba.

"Entre as irregularidades estão a suspeita de obtenção de informação privilegiada, formação de grupo econômico, uso de documento potencialmente falso ou insuficiente para atesto de capacidade técnica, pagamentos superiores aos valores contratados, superfaturamento, sobrepreço, frustração de concorrência, suspeita de pagamento de materiais não recebidos ou desviados, entre outros", afirmou o órgão.

Dois servidores demitidos de universidade

A UTFPR recebeu a denúncia alvo da operação e, segundo a PF, já adotou medidas em âmbito administrativo. Foram feitas auditorias internas e dois servidores envolvidos no esquema criminoso foram demitidos por meio de processos administrativos disciplinares.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, crimes contra o processo licitatório, entre outros. A reportagem entrou em contato com a UTFPR, mas ainda não obteve resposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação