Canta Brasília

Música de Alceu Valença fala sobre promessas da capital aos novos moradores

Canção Te amo, Brasília retrata a vida dos migrantes nordestinos que vieram para Brasília

postado em 08/04/2013 15:15

Canção <i> Te amo, Brasília </i> retrata a vida dos migrantes nordestinos que vieram para Brasília

[SAIBAMAIS]O cantor pernambucano Alceu Valença escreveu a canção Te amo, Brasília. A música é sobre os migrantes nordestinos que vieram para Brasília pela promessa da nova capital e se decepcionaram quando as expectativas de vida nova foram frustradas. A homenagem musical está em Andar, Andar de 1990, que tem como característica uma preocupação com o país. Esse foi o primeiro disco de Alceu pela gravadora EMI. O cantor considera a obra uma mistura de rock com baião e surpreendeu a crítica ao dizer que a combinação de gêneros não foi inédita.

Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una (PE), no dia 1; de julho de 1946. Suas influências musicais foram, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, bem como os norte-americanos Little Richard e Ray Charles. Formou-se em direito e trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil, mas desistiu de tudo pela música.

Participe
Alceu compôs uma música voltada para o lado social de Brasília, assim como muitos que exploraram esse lado da capital. Inspire-se. O Correio Braziliense faz uma homenagem aos 53 anos da cidade e quer ouvir o que os novos compositores e artistas tem a dizer... O jornal lança o concurso cultural Canta, Brasília, que vai premiar a canção que melhor represente a grande aniversariante.

Para se inscrever, os participantes devem se inscrever no site do concurso no link e mandar um vídeo com duração de uma a quatro minutos, com a letra original sobre Brasília de autoria própria ou de terceiro que tenha cedido os direitos autorais. Leia todo o regulamento na página do concurso e confira todos os requisitos.

Os vencedores serão escolhidos por uma comissão de representantes do Diários Associados, após votação do público, que elegerá cinco finalistas. Os prêmios são: uma guitarra da fabricante norte americana Fender, oito horas de gravação em estúdio, 30 segundos de veiculação da música vencedora nos intervalos da rádio Clube FM, bem como a publicação da íntegra da letra no caderno especial do aniversário de Brasília. Não dá para perder!

Ouça música de Alceu Valença

[VIDEO1]

Conheça a letra da canção escrita por Alceu Valença:

Te amo, Brasília

"Eu estava tão lobo
Nos bares da vida
Sangrava a ferida
Do meu coração
E uma doida dona
Charmosa e tão linda
Com tudo de cima
Me botou no chão

Qual é o seu nome?
Me chamo Brasília
Sabia que um dia
Ia te encontrar

Ela só queria,
Eu quase acredito,
Quebrar o meu mito
E me abandonar

Se teu amor foi hipocrisia
Adeus, Brasília,
Vou morrer de saudade
Se teu amor foi hipocrisia
Adeus, Brasília,
Vou pra outra cidade

Agora conheço
Sua geografia
A pele macia
Cidade morena
Teu sexo, teu lago
Tua simetria
Até qualquer dia
Te amo, Brasília"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação